No dia mundial da fotografia, ramo se destaca para quem quer ser independente

A fotografia completa 177 anos de existência e se mostra um grande acalento no mercado goiano

Postado em: 19-08-2016 às 19h15
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: No dia mundial da fotografia, ramo se destaca para quem quer ser independente
A fotografia completa 177 anos de existência e se mostra um grande acalento no mercado goiano


Toni Nascimento e Izabella Mendes
Cada dia datado no calendário tem uma marca própria, comemorando unitariamente as mais diversas conquistas e caracteres humanos. Vão de afirmações muito bem vindas à diversidade humana e até á marcos e invenções humanas. Se a árvore tem seu dia, a fotografia também. Ela foi inventada há 177 anos e comemora o aniversário nesta sexta-feira (19).

Além de registrar e guardar em um flash momentos que nunca voltarão a se repetir, a fotografia expressa o olhar humano fora da limitação física, possibilitando aos amantes da profissão dividir sua visão de momentos previamente escolhidos ou surpreendentemente surgidos de uma faísca de sorte.

Sim, fotografia também é arte. Mas, além disso, ela também é trabalho e está inserida no mercado de forma positiva nos tempos de crise. A professora do SENAC, Joice Oliveira, contou para o O Hoje online que a fotografia está cada vez mais sendo procurada como uma alternativa para ganhar dinheiro. E por incrível que pareça quem mais se interessa em se profissionalizar são os jovens.

Continua após a publicidade

“Tenho muitos alunos que estão no ensino médio, outros fazendo cursinhos e alguns ainda não decidiram qual graduação fazer, então muitos querem entrar na faculdade já com emprego ou sendo seu próprio patrão” explica Joice. E completa, “porque na fotografia se você quiser pode ganhar um bom dinheiro sem grandes investimentos”.

A fotografia para os jovens ultrapassa a máxima simplista de ganhar dinheiro, e torna-se grandiosa quando percebemos que ela é uma força significativa de conseguir independência.

Mercado fotográfico em Goiânia

É natural pensar em um mercado fechado e limitado em tempos onde a economia não está muito bem, mas a professora Joice conta que Goiânia tem espaço e clientes para todo mundo. “a fotografia lança ensaio para todos os tipos, newborn, publicitária, de parto, gestante, criança, lifestyle, pet, arquitetura de moda fotografia envolve todos os ramos”, ela afirma.

Oportunidades

Além de ser um curso que têm um retorno rápido no mercado, muitos concursos de fotografias revelam grandes destaques do ramo. Gioconda Antenor, 51 anos, é um exemplo a ser notado. Depois de muitas dificuldades na vida, ela recebeu incentivo da filha para se matricular no curso de Fotografia Profissional oferecido pelo Senac Cora Coralina. E assim fez.

Durante o curso apareceu à oportunidade de participar do Prêmio Urbs Brasil 2016 que tinha como temática “Cidades em Tom de Cinza”. A premiação incentivava a atuação de novos fotógrafos. Gioconda conseguiu a vitória na sua primeira tentativa. "Estava em meu primeiro trabalho de campo. Quando tirei a foto soube que tinha tudo a ver com o concurso” confidencia Gioconda.

Confira a fotografia vitoriosa:

A fotografia é um braço da arte e abre uma grande porta no mercado. Atração para os jovens que buscam indepêndencia, também é util para quem é apaixonado pelo ofício não importa a idade. A fotografia é de todas e para todos. Uma forma de eternizar o tempo findo, e lindo. 

(Foto de capa: Google)
 

Veja Também