Sétima arte em formato animado

Dia Internacional da Animação será comemorado em Goiânia entre os dias 26 e 28 deste mês

Postado em: 26-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Dia Internacional da Animação será comemorado em Goiânia entre os dias 26 e 28 deste mês

Natália Moura

As histórias do cinema e da animação se entrelaçam e caminharam  juntas por séculos, de mãos dadas, incorporadas uma a outra. Antes da famosa projeção do Cinematógrafo, em 1895, dos Irmãos Lumière – conhecidos como os inventores do Cinema – Émile Reynaud, um inventor francês  , fez a primeira exibição de uma animação em público em 28 de outubro de 1892. Com um equipamento chamado Praxinoscope, Émile exibiu o filme Pauvre Pierrot em seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris. A histórica data se tornou o Dia Internacional da Animação,  comemorada hoje no mundo todo.

Entrando na celebração,  o Cine Cultura e a Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) promovem, entre os dias 26, 27 e 28 de outubro, a 10ª edição do Dia Internacional da Educação em Goiânia. A programação ocorrerá no Cine Cultura e  no Museu da Imagem e do Som (MIS) – Centro Cultural Marieta Telles Machado e conta com a exibição de mostras internacionais, nacionais e conteúdos regionais. Além disso, o 10º Dia Internacional da Animação terá mostras infantis, que receberão a visita de crianças de 6 a 10 anos da rede pública de ensino. 

Continua após a publicidade

Para o produtor cultural da mostra, Márcio Júnior, “celebrar a animação é celebrar o próprio cinema”. Segundo ele, o desenvolvimento do audiovisual em Goiás vem sendo muito grande, e a animação é o que mais se destaca – dentre filmes e séries. A exemplo disso, está a produtora goiana Mandra Filmes, que atualmente produz cinco séries de animação: Muralzinho, Júlio e Verne, Mandu, O Parque do Adelin e Guto e Lino. Márcio também conta que os filmes goianos são muito premiados, nacional e internacionalmente – como o filme O Ogro (2011), da MMarte Produções, que já ganhou 15 prêmios. 

A data, promovida nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animações (ABCA), é comemorada simultaneamente em mais de 200 cidades brasileiras. Em Goiânia, a programação é diferenciada. De acordo com Márcio, a programação na Capital é maior por abranger mais dias e tem processo de formação. Além da exibição de filmes, o 10° Dia Internacional da Animação promove oficinas gratuitas de animação, realizadas em novembro, com os ilustradores Fábio Zimbres e Rosana Urbes. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31 de outubro. O evento é realizado com o patrocínio da Rodonaves Transporte e Drogaria MedComerce via Lei Goyazes, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Goiás. 

Além de poder desfrutar gratuitamente de uma ótima seleção de curtas do mundo inteiro, o Dia da Animação também oferece a mostra com audiodescrição. O recurso possibilita que pessoas com deficiência visual assistam aos filmes e os entendam melhor. A descrição esclarece o que está em cena e ajuda a transmitir traços de subjetividade na obra. A mostra será apresentada, no dia 27 de outubro, a partir das 19h.

Na noite de abertura, hoje (26), o público poderá curtir o grande homenageado do evento, Otto Guerra, um dos maiores diretores de animação do Brasil. A noite será composta pela exibição de dois curtas e um longa-metragem e, ao final, um bate-papo descontraído com o diretor gaúcho. A trilha sonora das animações também é celebrada durante a programação, com o lançamento do disco Cine(stesia), produzido pelo músico e produtor musical goiano Dênio de Paula. A obra reúne faixas de trilhas compostas pelo músico presentes em consagradas animações, filmes e documentários.

SERVIÇO:
Abertura da 10ª edição do Dia Internacional da Animação
Quando: Hoje (26) às 19h
Onde: Cine Cultura – Centro de Goiânia
Entrada gratuita

Veja Também