Almir Pessoa tem série de viola com seu nome

O Violeiro Almir Pessoa vive o bom momento de sua temporada na Europa. Além da grande aceitação do curso de viola caipira

Postado em: 13-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Almir Pessoa tem série de viola com seu nome

O Violeiro Almir Pessoa vive o bom momento de sua temporada na Europa. Além da grande aceitação do curso de viola caipira que ministra em Londres, recebeu a boa notícia que a Rozini, uma das maiores fabricantes de instrumentos musicais do Brasil, faria o lançamento de uma série intitulada Viola Rozini Modelo Almir Pessoa. E o evento, com coquetel para convidados, foi no último dia 10 de fevereiro, no espaço da World Heart Beat Academy of Music, na capital inglesa. Na ocasião, Almir fez um show com as participações especiais das cantoras inglesas Ava Joseph e Sian Kelly e do violonista brasileiro Rafael Valim, além de um número especial com os alunos do curso de viola. O violeiro retorna a Goiânia depois de um mês ministrando o primeiro Curso de Viola Caipira fora do Brasil.

Em 2015, o artista esteve na capital inglesa por meio de um edital do Ministério da Cultura do Brasil (MinC). O sucesso foi tanto que a própria World Heart Beat Academy of Music o convidou para o ano seguinte. Em 2017, Almir  Pessoa apresentou aos ingleses um projeto específico de ensino para viola caipira, com repertório exclusivo de música sertaneja de Raiz. O curso,  predominantemente frequentado por ingleses, foi dividido em turmas de iniciantes e avançados, os que já tocam outros instrumentos.  “É extremamente prazeroso ver o interesse e o aprendizado dos alunos. É um pouco da riqueza da música caipira e de técnicas para viola caipira estilizada que repasso a esse público, e isso tem um significado imensurável”, comemora Almir. O projeto tem apoio financeiro das empresas NIG Music e da Rozini Instrumentos Musicais, duas grandes marcas de produtos musicais do Brasil.

O artista

Continua após a publicidade

Almir Pessoa é mestre em música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Além de cantar, ele é compositor e instrumentista. O artista estreou profissionalmente, em  2003, em um festival de rodeio, e, graças ao ousado desempenho, conquistou o título de ‘O Violeiro do Brasil’. No trabalho como compositor e intérprete, Almir Pessoa não esconde a influência da música sertaneja de raiz, a música popular brasileira e a country music norte-americana. Para repassar conhecimentos (uma das tarefas que mais gosta de executar) e agregar os amantes da viola, o músico mantém, no Setor Oeste, em Goiânia, o Instituto de Viola (Ivap), que leva seu nome. 

Veja Também