Cena argentina em solo goiano

Carlos e Mirella Santos David, casal campeão europeu de Tango Pista (2017), se apresenta na Capital nesta quinta (14)

Postado em: 14-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cena argentina em solo goiano
Carlos e Mirella Santos David, casal campeão europeu de Tango Pista (2017), se apresenta na Capital nesta quinta (14)

Bruna Policena*

Continua após a publicidade

Goiânia será palco para o Hay Milonga! nesta quinta-feira (14). Realizado pelo Tango Salão em Pauta (TSP), o casal Carlos e Mirella Santos David – campeão europeu de Tango Pista em 2017 – se apresenta, às 19h30, no Coffee Time Cafeteria e Restaurante (Setor Bueno). Os dançarinos também vão minsitrar uma aula, e os participantes, além de uma boa dança, poderão apreciar empanaditas, minichoripans e copas de vino no local.

Atualmente, o casal mora na Holanda. Carlos é brasileiro, e Mirella é holandesa. Eles representam aquele país no Campeonato Mundial de Tango. E o grupo goiano aproveitou a vinda deles ao Brasil  para realizarem este trabalho. 

Diretor do TSP e tangueiro, Guilherme Monteiro explica que este evento será realizado pela segunda vez, neste ano, aqui na Capital – a primeira foi no mês passado (novembro). “Desta vez, teremos aula antes da milonga, seguida da milonga com exibição. Este formato é típico em Buenos Aires, e estamos tentando trabalhar com o tradicionalismo portenho, diz Amanda, parceira de Guilherme. 

Hay Milonga! é uma proposta de fomentar a cena do tango, reunir amigos e promover trocas entre os amantes da bela dança. O tema da aula de Carlos e Mirella é  O início perfeito da nossa dança… três segredos para começar sua dança com uma boa conexão, um abraço perfeito e a música aos seus pés”. 

E Guilherme avisa: “Como sabemos que entre os tangueiros existem os apaixonados pela gafieira, vale avisar que teremos cortinas de samba”.

De acordo com o diretor, o estilo milonga foi crescendo, e os tangueiros foram aumentando. Amanda entrou no projeto, somando forças, e juntos eles propagam o tango. Hoje,  eles não funcionam como uma escola de dança, mas oferecem cursos de curta-duração (de três  meses no máximo).

“Para 2018, nosso objetivo é realizar pelo menos um baile milonga por mês. Apesar de termos começado recentemente, organizamos, em 2016, o lançamento do III Congresso Brasileiro de Tango, que foi realizado no Rio de Janeiro”, explica Guilherme.

Bailarina com formação clássica, Amanda, 26 , também é designer de moda. Ela começou a dançar aos 6 anos, no Centro Cultural Gustav Ritter, onde praticou balé e sapateado. Fez cursos com professores renomados do Brasil e do exterior, e participou de festivais importantes como o Festival de Danca de Joinville, onde foi premiada aos 12 anos, e o Youth America Grand Prix, em que qual competiu como solista aos 14. Na dança contemporânea há três anos, Amanda passou pelo Das Los Grupo de Dança e pelo projeto Centrípeto (extinta Quasar Jovem). Há um ano, entrou na dança de salão pelo Samba de Gafieira e Tango. Em 2017, participou do Argentina Tango Salon Festival 2017, tomando aulas com Sebastian Arce e Mariana Montes.

Guilherme Monteiro, também com 26 anos, possui mais de dez anos de estudos em danças de salão. Já passou por clássico e contemporâneo, e realizou diversos cursos de tango em Buenos Aires. Os últimos dos quais participou foram Lo que Ellos Quieren e o Tango Salon Extremo, em agosto de 2017, durante o Campeonato Mundial de Tango, em Buenos Aires. Atualmente, trabalha com dança contemporânea e é diretor do Tango Salão em Pauta.

Prêmios 

1º lugar: Official European Tango Championship (Tango de Pista 2017)

*1º lugar: UK Londen Tango Championship (Tango de Pista 2017)

*1º lugar: German Tango Championship (Tango de Pista’ 2016)

*Finalista: Mundial de Tango 2016 em Buenos Aires (Tango de Pista)

*Juri: Tango Championship Moscou (2016)

* 2º lugar: Show Everybody Dance Now, RTL 4, em 2015

*Integrante do programa de 

estágio de O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Hay Milonga!’ – ‘Tango Salão em Pauta & Coffee Time’

Quando: quinta-feira (14) 

Aula de tango: das 19h30 às 21h

Milonga: 21h

Onde: Coffee Time Cafeteria e Restaurante (Rua T-51, nº 761, Qd. 76, Lt. 20, Setor Bueno –  Goiânia) 

Entrevista Guilherme Monteiro 

Qual a proposta do Hay Milonga!? Como surgiu o projeto? 

Milonga é o nome que damos a um baile de tango, e a proposta é fomentar esse estilo de dança em Goiânia. Eu pratico dança de salão há mais de dez anos, e tango há cinco. Eu queria fortalecer e divulgar essa cultura aqui. A ideia do projeto é aumentar o número de pessoas interessadas.

Qual a importância de trazer este casal, detentor de vários títulos, para se apresentar na Capital? 

É um presente para a cidade! A gente conseguiu a parceria em agosto. É um trabalho de altíssima qualidade! O intuito é incentivar as pessoas a procurarem o tango. 

Como foi a outra edição desse evento que ocorreu em novembro? 

Nós tivemos casa cheia, uma receptividade muito bacana. O objetivo é tentar realizar o evento, mensalmente, com atração-aula, workshop ou apresentação.

Como você vê o conhecimento do público sobre o tango?

Cem por cento das pessoas vão falar que sabem que tango é uma dança a dois, muito praticada na Argentina. As pessoas sabem o que é, porém não conhecem ‘realmente’. Falta oportunidade de ter contato com o estilo. Eu acho que faltava um evento por meio do qual as pessoas pudessem ter essa experiência sensorial, que é aula de dança. Você faz aula para dançar em algum lugar. A ponta final desse ciclo se fechou agora, porque conseguimos montar um baile de tango.

Há quanto tempo existe o Tango Salão em Pauta?

O projeto começou em junho do ano passado, tem pouco mais de um ano. Ele nasceu de uma forma pequena, mas foi ganhando força. 

Qual a expectativa para o evento de hoje? 

A expectativa é muito boa. Nós tivemos vendas antecipadas de mesas. Esperamos a casa cheia! 

Veja Também