Programa impulsiona empreendedorismo jovem na economia criativa

O Hub Acelera Cult visa capacitar e oferecer oportunidades para jovens empreendedores, com apoio do governo e parcerias estratégicas

Postado em: 25-04-2024 às 10h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa impulsiona empreendedorismo jovem na economia criativa
Silvana Oliveira ressalta a importância de capacitar os jovens para gerir seus próprios negócios, visando proporcionar-lhes uma capacidade compatível para alcançar o sucesso em suas empreitadas | Foto: Freepik

Com o propósito de oferecer oportunidades de qualidade e capacitação para jovens empreendedores, O Hub Acelera Cult, idealizado pelo HUB Cerrado, foi lançado em Goiânia, visando impulsionar a economia criativa e promover a autonomia dos participantes. O evento de lançamento ocorreu nesta última quarta-feira (24), contando com o apoio do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da empresa Sallo e apoio da Fluir Experiências, responsável pela gestão do projeto.

Silvana Oliveira, CEO do HUB Cerrado e mentora do projeto, destaca a motivação por trás da iniciativa: “A motivação é poder oferecer ensino de qualidade, capacitação para jovens empreendedores que muitas vezes não têm esse acesso”.

Com um total de 45 vagas disponíveis, o programa visa atender jovens de 18 a 30 anos de idade, com ensino médio completo, provenientes de classes sociais mais vulneráveis. Silvana ressalta a importância de capacitar esses jovens para gerir seus próprios negócios: “O principal objetivo nosso é fazer essas pessoas que têm um potencial enorme também ter uma capacidade compatível para poder gerir os seus negócios, para poder atingir o sucesso dos seus negócios, ensinando eles todas diferentes áreas de uma gestão administrativa, de uma empresa, da sua carreira”.

Continua após a publicidade

O processo seletivo do programa levará em consideração não apenas a formação acadêmica dos candidatos, mas também suas ideias de negócios e motivações. Os participantes serão avaliados por uma banca do Rádio Cerrado, parceiro do projeto, que analisará suas propostas e potenciais.

O formato será híbrido, com seis encontros presenciais e na perspectiva da ‘sala de aula invertida’, que é o módulo onde os alunos recebem conteúdos e materiais de estudos, se preparam em casa com leituras, assistindo vídeos indicados e aulas assíncronas – quando os instrutores deixam aulas gravadas, que podem ser acessadas a qualquer hora do tempo estabelecido e, posteriormente, vão para a sala de aula (encontros presenciais) para a aplicação e prática. “Ao longo dos meses, teremos uma trilha de aprendizagem, palestras, workshops e vários eventos híbridos para o desenvolvimento dos empreendedores em formação”, explica Cynnara Bretas, coordenadora geral do HUB Acelera Cult.

Além da capacitação, o projeto busca promover a inclusão e autonomia dos jovens empreendedores por meio de vivências com outros empresários e serviços de mentoria especializada, como explica Silvana: “A gente quer oferecer também a vivência dessas pessoas com outros empreendedores, com outros empresários que já estão no mercado, que já trabalham, que já têm sucesso nos seus negócios”.

Entre as metas estão a promoção do desenvolvimento de habilidades empreendedoras como criatividade, proatividade, liderança e trabalho em equipe. Além disso, busca-se desenvolver equipes alinhadas com os objetivos da empresa, estimulando o trabalho colaborativo e proativo.

Para apoiar ainda mais o desenvolvimento de novos modelos de negócios criativos, está prevista a criação de incubadoras de negócios em um HUB de negócios. Isso incluirá treinamento em empresas embrionárias e a disponibilização de estrutura e ferramentas para a montagem das etapas de uma nova empresa.

Outros aspectos incluem fornecer ferramentas e recursos para que os participantes possam trabalhar eficazmente em equipe, além de oferecer conhecimentos sobre lucratividade, escalabilidade e gestão de riscos. O objetivo final é capacitar os participantes a desenvolver negócios viáveis, sustentáveis inovadores, potencializar a geração de empregos, a distribuição de renda e o recolhimento de impostos no setor da cultura. Uma medida inclusiva é a contratação de intérpretes de LIBRAS para garantir acessibilidade tanto nos encontros presenciais quanto nos treinamentos online disponíveis de forma assíncrona.

Com a inauguração do projeto, Goiânia dá um importante passo rumo à promoção da inclusão e ao fortalecimento da economia criativa, proporcionando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para jovens empreendedores da região. Segundo dados do Instituto Mauro Borges, esse setor representa uma fatia importante do PIB goiano, empregando milhares de pessoas e movimentando bilhões anualmente. 

“Com essa capacitação, a gente terá empreendedores que também serão amanhã empregadores, vão fomentar a nossa economia”, ressalta Silvana.

As inscrições serão iniciadas nesta quinta-feira (25). Os interessados poderão se inscrever através do link oficial: HUB ACELERA CULT SITE. O prazo para inscrições permanecerá aberto até o dia 24 de maio e as aulas estão programadas para iniciar no dia 5 de junho. 

Veja Também