Por que bocejamos? Entenda

Quando o oxigênio é pouco e quando os músculos estão inteiramente relaxados, seres humanos e outros animais começam a bocejar. Uma das finalidades do bocejo pode ser acordar o indivíduo, esticando os músculos e ajudando a circulação do sangue.

Postado em: 29-03-2023 às 14h31
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Por que bocejamos? Entenda
Quando o oxigênio é pouco e quando os músculos estão inteiramente relaxados, seres humanos e outros animais começam a bocejar. | Foto: Freepik

O bocejo trata-se de uma contração muscular involuntária do corpo produzida pela fadiga, sonolência ou tédio, e serve como um sinal corporal. Portanto, quando falta oxigênio e quando os músculos estão inteiramente relaxados, seres humanos e outros animais começam a bocejar. Uma das finalidades do bocejo pode ser acordar o indivíduo, esticando os músculos e ajudando na circulação do sangue.

Sendo assim, alguém que boceja com frequência é capaz de não estar recebendo a quantidade de oxigênio necessária. Uma recomendação é a prática de exercícios ou um ambiente com maior ventilação. Além disso, o próprio reflexo pode ser acionado pela visão de outro bocejo, logo, bocejar é contagioso. De forma geral, as pessoas deixam de bocejar ao beber algo ou lavar o rosto com água gelada.

O mecanismo do bocejo envolve várias partes do corpo. Assim que o queixo cai e a boca se abre, acontece a inalação de ar. Posteriormente, os pulmões se enchem e os músculos abdominais se flexionam, empurrando o diafragma para baixo. Assim que os pulmões se expandem, uma parcela do ar é expulsa para fora do corpo.

Continua após a publicidade

O clínico geral do Hospital das Clínicas de São Paulo, Arnaldo Lichtenstein, alega que o bocejo é ainda um mistério para a medicina. Ainda restam dúvidas de qual parte do sistema nervoso é responsável pelo reflexo – provavelmente o mesencéfalo (no centro do cérebro). Os motivos e finalidades também são incertos.

“Há muita gente que acredita que ele tenha grande utilidade no nosso dia-a-dia. Quando uma pessoa está sonolenta, a distensão dos alvéolos pulmonares fica um pouquinho menor e o bocejo, assim como o suspiro, serviria, então, para desfazer esses pequenos colapsos do pulmão”, afirma Arnaldo.

Leia também:

Veja Também