Veterinária revela as 3 raças de gato com mais problemas de saúde

Algumas raças de gato podem até mesmo ser exigentes nos cuidados diários, por apresentar maior predisposição a doenças, revela veterinária.

Postado em: 26-05-2023 às 14h42
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Veterinária revela as 3 raças de gato com mais problemas de saúde
Foto: iStock

Os gatos são considerados os pets mais exigentes, com muito apreço pela rotina e seletivos com alimentação. Sendo assim, algumas raças podem até mesmo ser exigentes nos cuidados diários, por apresentar maior predisposição a doenças.

Segundo a veterinária Isabella Tucholski, algumas raças de gato têm problemas de saúde por conta de fatores como anatomia e herança genética. Dessa forma, é crucial saber quais as doenças a raça do animal de estimação tem associação, para garantir o seu bem-estar.

“Eu não diria que eles têm a saúde mais frágil, porque o que deixa o animal realmente frágil é um tutor que desconhece as particularidades da raça, bem como a falta de check-ups e o acesso à rua”, explica a especialista.

Continua após a publicidade

Confira então as três raças com maior predisposição a doenças:

Persa

Foto: iStock

Semelhante aos cães braquicefálicos, os gatos persa possuem um crânio mais achatado e o focinho encurtado. Essas características contribuem para o surgimento de diversos problemas, como a úlcera de córnea.

“Para os persas, geralmente falamos de doenças oftálmicas, como a epífora — manchas ao redor do olho conhecidas como ‘lágrima ácida’. A raça também é predisposta a doenças respiratórias e odontológicas, por conta da deformidade nas arcadas dentárias”, explica Isabella.

Além disso, a veterinária diz ainda a doença renal policística e a cardiomiopatia hipertrófica.

“As duas enfermidades estão correlacionadas à genética do animal, havendo chance de rastreamento para diagnóstico e exclusão dessas predisposições precocemente”.


Sphynx

Foto: iStockCons

Dermatites e outras doenças de pele são muito comuns na raça sphynx. Isso se deve à raça não ter pelos, tornando-se necessário mantê-los em casa e longe de exposições excessivas ao sol. Isabella frisa os cuidados especial com os animais para manter sua saúde.

“O sphnyx possui um menor fator de proteção para a pele, que é o próprio pelo. Por isso, eles necessitam de banhos regulares para evitar problemas dermatológicos, como infecções por malassezia (um tipo de fungo que vive na pele do animal e causa doença), dermatites e até câncer de pele”, adverte.

Devido a uma maior sensibilidade aos raios solares, os gatos da raça devem ainda usar protetor solar específico para pets. Além disso, é importante ressaltar que o produto não deve ser muito oleoso, para não causar futuros problemas.


Maine coon

Foto: iStock

Considerada a maior raça de gato do mundo, a maine coon possui uma série de condições médicas que pedem por atenção especial. Portanto, um dos problemas mais comuns é a cardiomiopatia hipertrófica – doença cardíaca hereditária, que compromete o funcionamento do coração.

“Os gatis [lugares onde os gatos são criados ou abrigados] que criam essa raça geralmente fazem testes genéticos para o diagnóstico precoce dessa alteração. A doença está principalmente relacionada à morte súbita e precoce dos animais acometidos”, esclarece Isabella.


Leia também:

Veja Também