Após ser demitida da Globo por participação em podcast, jornalista se pronuncia

Após 17 anos, Cecilia Flesch deixou a emissora nessa terça-feira (13/6)

Postado em: 14-06-2023 às 16h07
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Após ser demitida da Globo por participação em podcast, jornalista se pronuncia
Imagem: reprodução/GloboNews

A jornalista Cecilia Flesch, que apresentava o programa Em Ponto na GloboNews, foi demitida após sua participação no podcast “É Nóia Minha?”. Durante o episódio, ela chamou a emissora de “RivoNews”, em referência ao remédio Rivotril, e admitiu ter dificuldade em prestar atenção ao falar sobre política e economia, que são pilares da emissora.

Durante a entrevista descontraída, Cecilia compartilhou detalhes de sua rotina como apresentadora de um telejornal nas madrugadas, sua mudança de cidade após 16 anos no Rio de Janeiro e o tema principal, abordou rotinas diferentes do comum.

Ela contou aos ouvintes: “Eu pedi uma rotina aos meus superiores e eles me disseram: ‘Agora você terá uma rotina. Comece às 3h da manhã’ (risos)”. Também mencionou seu tempo na redação do Rio de Janeiro, onde palavrões eram comuns a cada cinco palavras. “Aqui as pessoas são mais sérias, calmas, e está tudo bem”, acrescentou.

Continua após a publicidade

No entanto, o que gerou mais polêmica foi quando ela revelou que acha cansativo falar sobre política e economia. “Se vocês já me viram fazendo uma pergunta no telejornal, é porque estava jogando TwoDots apenas dois segundos antes”, disse, referindo-se a um jogo que ajuda a manter a concentração. Além disso, mencionou que nos bastidores a emissora tinha um apelido “A gente chama de ‘RivoNews’. Não tem como fugir da realidade. E como a gente foge da realidade? Se medicando”.

Após 17 anos na emissora, Cecilia enviou um e-mail de despedida aos seus colegas, lamentando sua saída e incentivando-os a ouvirem o episódio polêmico do podcast. “Ser demitido não é legal”, destacou.

Durante sua despedida, ela ressaltou a importância dos contatos, amigos e colegas de trabalho, assim como o aprendizado e crescimento profissional.”O que fica são os contatos, os amigos e os irmãos, e claro, todo o aprendizado e o crescimento. E, claro, todo aprendizado e crescimento. Saio ‘maior de idade’ desse lugar onde eu já andava de chinelo e gritando, achando que estava em casa” disse. Cecilia mencionou também sua descoberta de que há muito mais na vida além da casa dos pais, desde que se mudou para São Paulo há exatamente um ano. Ela também destacou as dificuldades enfrentadas e a importância de fazer amizades.

A jornalista expressou sua satisfação em ter deixado sua marca no programa Em Ponto. “Cheguei onde queria. Saio deixando o meu jornal. O Em Ponto foi do [José Roberto] Burnier, passou pela Julia [Duailibi], mas se tornou o meu jornal, eu sei. Não teria dançado sapateado na previsão do tempo, nem visto Johnny dançando black music no Dia do Trabalhador, nem presenciado um senador rindo depois de assumir a ausência, de tanto que gritou pelo Flamengo”, afirmou. Ela ainda revelou gostar da rotina de trabalho durante a madrugada. “Quando eu vestia a ‘fantasia’ e entrava no ar, eu me divertia. Eu amo fazer isso, vocês sabem”, concluiu.

Cecilia também aconselhou seus colegas a buscarem novas experiências, especialmente no âmbito acadêmico. “Quem conseguir superar os obstáculos, voe. A Globo é uma escola. Mas se a vida permitir, faça mestrado, doutorado, pós-doutorado em outros lugares. E, se você realmente acredita que é capaz de algo, insista. Mesmo que lhe digam que você é fraco e sem carisma, insista. Um dia, a mesma pessoa pode lhe abraçar calorosamente, reconhecendo que você é um profissional excelente e que sua resiliência vale ouro”.

De forma descontraída, ela pediu aos colegas que ouvissem o episódio do podcast e tirassem suas próprias conclusões: “Não acredite em tudo o que vocês leem, combinados?”.

Em suas redes sociais, Cecilia insistiu para que as pessoas ouvissem o episódio, mostrando que seus comentários não foram maliciosos, e pediu desculpas pela brincadeira envolvendo o nome do ansiolítico.

Em comunicado oficial a Globo disse: “Após 17 anos de frutífera colaboração, Cecilia Flesch deixou hoje de fazer parte dos quadros da GloboNews. Em reunião com ela no Rio na tarde de hoje, a direção do canal pôde agradecer a ela pelos anos de dedicação. O Em Ponto terá como apresentadores Mônica Waldvogel e Tiago Eltz, com estreia prevista para os próximos dias. Até lá, o telejornal será apresentado interinamente por Bete Pacheco.”

Leia também:

5 novelas que nunca serão reprisadas no Vale a Pena Ver de Novo

Por que príncipe Harry está processando os tabloides britânicos?

Jornalista abre processo milionário contra Record

Veja Também