Como funciona o algoritmo do Google?

Entenda a diferença entre os sites que aparecem no topo da pesquisa e os que nem estão na primeira página

Postado em: 28-09-2023 às 15h00
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Como funciona o algoritmo do Google?
Google, 25 anos | Foto: reprodução

No mês de setembro, celebra-se o aniversário do gênio, do sabe-tudo, do que acaba com qualquer discussão de bar… o Google, é claro! Você sabia que essa plataforma de pesquisa, que salva vidas e trabalhos acabou de completar 25 anos? Esse cara indispensável surgiu em 1998, fundado por Larry Page e Sergey Brin, na Universidade de Stanford. Enquanto estudantes de doutorado, eles desenvolveram um algoritmo de busca inovador, que classificava as páginas da web por ordem de relevância.

A primeira versão do Google foi lançada em 1996 somente para uso interno na Universidade. Em setembro de 1997, o Google Inc. foi fundado e, um ano depois, foi disponibilizado para uso público.

Até hoje, o Google é uma das ferramentas de busca mais populares do mundo.

Continua após a publicidade

Os algoritmos

Os algoritmos do Google são processos matemáticos lógicos que o motor de busca utiliza para determinar se um site é relevante ou não, com o objetivo de fornecer dados mais certeiros para os buscadores.

Quando uma pessoa faz uma busca pelo Google, os algoritmos analisam as milhares de páginas com o conteúdo desejado e encontram as que são mais relevantes para a pesquisa. Alguns dos critérios para ranquear a busca são: o conteúdo da página, a relevância das palavras-chave, a autoridade do site, a qualidade dos links apontando para a página e a usabilidade do site.

Outros fatores levados em consideração são: a localização do usuário, a intenção da pesquisa e pesquisas anteriores do usuário. Tudo isso visando resultados personalizados para o usuário em questão.

Com isso, as páginas mais relevantes aparecerão no topo dos resultados de busca, e as páginas menos relevantes talvez nem apareçam.

Os algoritmos facilitam muito para o usuário no momento da pesquisa, já que é uma ferramenta personalizada e cumpre com o que pretende: entregar os melhores resultados rápido e com facilidade. Além disso, livram as pessoas que caírem em spams ou de acessaram conteúdos de baixa qualidade.

Através da aplicação das técnicas de SEO (sigla em inglês para otimização de mecanismos de busca), qualquer site pode ser escalado para os primeiros resultados do Google e melhor a entrega do seus conteúdos de forma orgânica.

Leia também:

Veja Também