5 curiosidades sobre GTA que vão te surpreender

O querido e controverso GTA, abre possibilidades de um mundo fora da lei em seu universo

Postado em: 05-12-2023 às 16h30
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 curiosidades sobre GTA que vão te surpreender
5 curiosidades sobre GTA que vão te surpreender | Foto:

Assim como os filmes Uma Noite de Crime, a franquia de videogame Grand Theft Auto, o querido e controverso GTA, abre possibilidades de um mundo fora da lei em seu universo. Ele permite que o jogador explore um vasto mundo de cidades inspiradas em locais reais, ele tem a possibilidade de cometer crimes, roubar carros e fugir da polícia para cumprir suas missões – obviamente, tudo isso é feito em um ambiente fictício.

Considerado um dos mais populares e influentes na indústria dos games, GTA já vendeu mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo. Um exemplo de sucesso — e de controvérsias — que chega à sua tão aguardada sexta versão. No clima da vida bandida de GTA 6, que acabou de ganhar um trailer, a Caveira trouxe algumas curiosidades sobre a franquia de Grand Theft Auto.

1 – Um bug que deu certo demais

Já dizia o ditado: “há males que vêm para o bem”. Esse foi o caso de GTA, que surgiu a partir do bug de um outro jogo em desenvolvimento pela Rockstar, chamado Race ‘N’ Chase. Nele, o jogador conseguia escolher entre ser o bandido ou o policial e dar início a uma perseguição

Continua após a publicidade

Mas, acontece que o jogo tinha um bug que fazia com que, se o bandido fosse escolhido, ele passava a ser perseguido por todas as viaturas da cidade. Achando o resultado do bug divertido, os desenvolvedores do game decidiram remodelar o jogo. E foi assim que nasceu o primeiro Grand Theft Auto.

2 – Um começo simples, porém, muito envolvente

Partindo dessa premissa simples, mas bem inusitada, o primeiro GTA foi lançado em 1997 e permitia que o jogador escolhesse entre oito personagens diferentes — só que nenhum deles tinha uma história de fundo lá muito elaborada.

Naquela época o jogo tinha uma visão aérea e gráficos bastante simples, mas que já apresentavam a liberdade de explorar as cidades de Liberty City, Vice City e San Andreas, inspiradas respectivamente nas cidades de Nova York, Miami e Los Angeles.

3 – Banido no Brasil

É lógico que um jogo que coloca a pessoa na pele de um fora da lei, praticando vários atos altamente questionáveis, não iria passar impune na opinião pública. A franquia Grand Theft Auto acabou gerando muitas polêmicas e controvérsias, principalmente por retratar violência, sexo, drogas, crimes e humor ácido. Além de criticado, o game foi banido de alguns países como Brasil, China, Arábia Saudita e Tailândia.

Apesar de todo o conteúdo controverso, a proibição de uma expansão de GTA 4 que ocorreu no Brasil — e em outros países do mundo — foi por questões de direitos autorais. O funk brasileiro “Bota o dedinho pro alto”, escrito por Hamilton Lourenço, foi utilizado no jogo sem autorização do autor. 

4 – Acusado de promover crimes

Filmes e videogames são frequentemente alvos de acusações de promoverem atos violentos. Mas com GTA o caso foi parar na justiça. O advogado Jack Thompson acusou o game de incentivar assassinatos e tentou impedir o seu lançamento. 

O jogo também precisou remover ou alterar alguns conteúdos, como a cena de tortura de GTA V e o mod Hot Coffee em GTA: San Andreas, que permitia ao jogador participar de um pequeno jogo sexual.

5 – Em meio às polêmicas, o sucesso

Todas essas controvérsias nunca impediram o sucesso do jogo. Aliás, é bem provável que tenham ajudado na sua divulgação. O GTA V, lançado há dez anos, foi um fenômeno comercial que quebrou vários recordes de venda. O game vendeu mais de 11 milhões de unidades em apenas um dia e ultrapassou os 815 milhões de dólares, atingindo a marca de 1 bilhão de dólares apenas três dias após o seu lançamento.

O jogo também foi o mais rápido a atingir a marca de 6 bilhões em receita, superando qualquer outro filme, livro ou jogo na história. Até hoje já foram mais de 185 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, segundo noticiou a Adrenaline. E a espera pelo GTA VI (que será lançado apenas em 2025) mostra que esses recordes estão prontinhos para serem batidos.

Veja Também