Sabor e visual: bolos ‘instagramáveis’ chamam atenção na internet

Casal empreendedores conta que focou em produzir bolos e doces que fossem bonitos além de gostosos

Postado em: 18-09-2021 às 13h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Sabor e visual: bolos ‘instagramáveis’ chamam atenção na internet
Casal empreendedores conta que focou em produzir bolos e doces que fossem bonitos além de gostosos | Foto: Reprodução

Fabricando doces de 2018, a ideia inicial do casal de empreendedores, criadores da Rapa du Tacho (@rapadutacho), de Aparecida de Goiânia, Lara Jordana Brandão Oliveira, de 24 anos, e Rober Luz Moreira, de 29, era apenas juntar um dinheiro extra para uma lua de mel fora do país, mas viram o negócio fluir. “Queríamos ir ao Chile, então pesquisamos formas de conseguir isso com o menor capital de investimento possível. O seguimento de doces apareceu e nos permitia alcançar essa possibilidade”, contou Lara.

Para a empreendedora, a área é um seguimento “democrático, que permite um crescimento e retorno extremamente relevante quando se faz com qualidade, e oferece uma experiência saborosa ao cliente”. Mas ainda não eram bolos, Lara e Rober começaram com palhas italianas e as vendia no estágio e na faculdade. “Aos poucos começamos a inserir bolos no pote, que foi nossa porta de entrada para o universo de bolos decorados e personalizados”, explicou. Depois disso, os clientes foco foram surgindo e os bolos decorados começaram a ser mais requisitados, completou ela na entrevista.

Sobre a estética dos bolos, Lara diz que, hoje em dia, a questão estética do bolo tem sido “extremamente relevante”. “Parece clichê, mas a verdade é que quando temos bolo, estamos comemorando algo extraordinário: a vida de alguém, a união de casais, a celebração de um momento que merecem a complexidade que os bolos mais artísticos conseguem trazer ao momento. E agora na pandemia, as redes sociais ganham uma força ainda mais surpreendente, e tudo para se destacar dos demais precisa se tornar instagramável”, garantiu, completando que com esse novo formato, o visual dos bolos ganharam mais atenção também.

Continua após a publicidade

“Hoje em dia não basta apenas fazer bolo ‘gostoso’, é preciso também ser lindo e oferecer ‘A’ experiência ao cliente, aquela que fique bonita também nas redes sociais, por exemplo”, lembra a empreendedora, reforçando que a confeitaria, como qualquer outra área de conhecimento, “ganha atualizações que vieram pra melhorar aquilo que já era bom”.

Lara reforça, que muito além da estética, é importante encarar produção de bolos como um momento ímpar que a marca vai proporcionar aos ‘seguidoces’, como ela apelidou os seguidores e/ou clientes. O casal que se considera empreendedor desde o início do negócio explica, então, que o funcionamento acontece da seguinte forma: “temos dois departamentos de produção. A primeira linha, é destinada as encomendas dos bolos para eventos comemorativos, que tem disso nosso principal foco, pois a demanda de algo exclusivo, e diferenciado exige bastante do nosso tempo. E a segunda linha, acontece com os nossos produtos a pronta entrega, que são disponibilizados principalmente através dos app’s de Delivery”, pontuou.

O Instagram e Whatsapp, nisso tudo, são as ferramentas pelas quais os clientes mais procuram a marca, garantiu Lara. “Já sobre as tarefas na Rapa du Tacho, nós dividimos entre nós dois. Eu sou a responsável por fazer parte do atendimento, marketing, movimentação das redes, estudo de referências e fichas técnicas. No momento da fabricação nos organizamos pra fazer os recheios, massas da semana e a decoração juntos. A entrega é feita pelo Rober na grande maioria das vezes. Mas também, damos a opção no estilo takeaway [quando o cliente pega por conta própria], ou usamos Uber Flash para transportar os bolos até nossos clientes”, concluiu, completando que, “em dias ou épocas comemorativas com fluxo mais intenso optamos por freelancers na parte do atendimento, e no momento da entrega para conseguir focar melhor na produção”.

Seguindo a mesma linha a empreendedora Ana Cláudia Bulhões (@anabulhoes.confeitaria), também faz doces e bolos há anos e se adaptou, migrando seu negócio para as redes sociais no último ano. De acordo com ela, a maioria dos seus clientes também fazem encomendas via Instagram ou Whatsapp. “Posso dizer que mais de 90% dos meus clientes consegui conquistar com a internet, depois que comecei os trabalhos on-line, principalmente no Instagram”, disse ela. Além disso, Ana também contou que investe, em épocas específicas como páscoa e natal, em produtos diferenciados e caseiros, como ovos e panetones. “Outro diferencial são os kits com vários docinhos, cestinhas com diversos produtos feitos por mim, bolos de pote, e os bolos temáticos que sempre arrasam”, comentou.

Veja Também