Marketing digital pode ajudar a alavancar os negócios em 2022

Postado em: 18-12-2021 às 12h00
Por: Giovana Andrade
Além de aplicar ações de marketing é importante acompanhar os resultados obtidos pelas mesmas | Foto: Reprodução

No mundo contemporâneo, estar no mundo virtual se tornou praticamente uma exigência, em especial para quem deseja se destacar. Entretanto, para alcançar o retorno esperado, não bastam ações isoladas. Como em qualquer área dentro de uma empresa, como vendas, operações ou financeiro, o marketing também precisa ter planos e estratégias adequados aos objetivos do negócio.

Além disso, a relevância do mundo digital cresceu de forma que não está mais restrita a apenas uma área. Hoje, a estratégia digital deve ser um trabalho integrado das equipes de marketing, vendas e tecnologia.

Com uma ampla experiência na área, o especialista em marketing digital Caio Cunha, graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em finanças, destaca os pontos mais importantes para aumentar a eficiência das ferramentas virtuais nas empresas. 

O primeiro deles é definir uma estratégia e, levando em conta o perfil da empresa, como ela contribuirá para o mercado e onde ela quer chegar, traçar um plano de marketing digital.  “Questões como público-alvo, concorrência, diferenciais do negócio, timing dos lançamentos precisam estar claros para que os caminhos sejam corretamente planejados”, explica Caio. 

“Há muitas empresas que querem copiar o que outras fazem, mas para que uma estratégia seja consistente e eficiente, é preciso mais do que estar em linha com a missão e os valores específicos de cada negócio. Se não estiver se comunicando corretamente com o público-alvo e com uma mensagem clara e focada nas necessidades para esse público, de nada adiantará.”

Outro fator relevante são as soluções e ferramentas a serem utilizadas. Muitas vezes, as redes sociais são a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em marketing digital. No entanto, Caio explica que há muitas outras soluções ou ferramentas fundamentais para melhorar o desempenho de uma empresa no mundo virtual. Um exemplo é a gestão das oportunidades, usando um CRM.

“Mais do que ter um banco de dados de clientes, é preciso saber como gerenciá-lo e investir em ações de marketing e vendas para reter os contatos, alimentando-os e cultivando-os até o momento certo de sua tomada de decisão”, conta o especialista, que reforça que isso tem feito a diferença para muitos setores da economia e empresas de pequeno, médio e grande porte.

Uma solução que também é muito utilizada hoje é o social listening, que é a escuta do que clientes e potenciais clientes estão falando nas mídias. “O profissional de marketing digital está sempre atento às novas técnicas e serviços disponíveis e pode incluir – ou eliminar – o que for necessário para a estratégia ideal de cada empresa”, acrescenta.

Quanto aos resultados, é importante acompanhar métricas e indicadores e fazer uma análise da repercussão das ações. Isso se faz possível uma vez que, no marketing digital, tudo é mensurável. Serviços como Google Analytics, SEMRush, HootSuite e Hubspot, por exemplo, trazem números e estatísticas que ajudam a entender se a estratégia está no caminho certo, gerando resultados, ou precisa de um redirecionamento. 

Também é importante avaliar o momento atual da sua empresa e do mundo, uma vez que o que funcionou há alguns meses, talvez hoje não seja mais a melhor alternativa. Por isso, as avaliações periódicas são outro ponto relevante para definir as ações de marketing digital. 

O ano de 2020 foi um bom exemplo disso, conforme explica Caio: “Com a quarentena e o isolamento social, muitos negócios tiveram que se reinventar. Restaurantes que só atendiam no local tiveram que investir no delivery. Lojas de roupas passaram a criar ações para visualizar, ‘experimentar’ e atender online. Enfim, a pandemia mudou tudo, inclusive o comportamento dos clientes. Portanto, a estratégia digital não pode ser a mesma que era antes do coronavírus”.

Segundo o especialista, é preciso analisar as novas preocupações e os novos hábitos e interesses, de forma periódica, considerando, sempre, o perfil de cada negócio. 

Somado a isso, para garantir que os caminhos utilizados trabalhem de forma conectada e planejada, ele indica o investimento em atendimento especializado, com a consulta a um especialista. “Para estabelecer prioridades e planejamento, é fundamental contar com uma consultoria especializada em marketing digital, que não só tem a experiência dos resultados obtidos como também conhecimento das técnicas mais eficazes”, diz.

Compartilhe: