Aluguéis de Brinquedos: uma forma de economizar no bolso e no meio ambiente

Brinquedos com alto custo de compra podem ser alugados, expandindo oportunidades.

Postado em: 29-01-2022 às 09h00
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Aluguéis de Brinquedos: uma forma de economizar no bolso e no meio ambiente
Brinquedos com alto custo de compra podem ser alugados, expandindo oportunidades | Foto: reprodução

 “Toda criança terá direito a brincar e divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”. É o que diz a Declaração Universal dos Direitos da Criança. A brincadeira é um direito garantido por lei, desde 1959 pela Organização das Nações Unidas, e atualmente uma das formas mais comuns de uma criança brincar é através dos brinquedos.

As opções e funções dos brinquedos atuais são variadas, e não é difícil se assustar com os preços encontrados nas prateleiras das lojas. Apesar de encantadores e desejados à primeira vista, não é incomum ouvir relatos de pais e responsáveis comentando sobre ter comprado um brinquedo da moda e a criança se cansar em menos de uma semana, deixando o produto de lado.

Com os altos preços dos produtos da primeira infância e pouco uso, uma das alternativas criadas foram os aluguéis de brinquedos, que disponibiliza o produto por um preço mais viável e por um tempo determinado, dependendo da disponibilidade e valor que o responsável queira gastar.

Continua após a publicidade

“Vendo esse vácuo no mercado, resolvemos criar uma empresa focada em aluguéis para a primeira infância, promovendo a locação de brinquedos e acessórios para o dia a dia, a preços justos, proporcionando economia, diversidade, segurança e facilidade para os responsáveis e as crianças.” comenta Raul Leopoldo da Veiga Jardim Filho, administrador de uma empresa de aluguel de brinquedos.

O Consumismo Infantil

No Brasil, as propagandas voltadas para o público infantil são proibidas por lei desde o ano de 2014 pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que argumenta sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica voltada à criança e ao adolescente. Porém, com a chegada de novas plataformas de comunicação, não é difícil encontrar propagandas voltadas ao público infantil.

De acordo com o artigo “ A Influência dos Youtubers no consumo infantil” do Centro Universitário UNIFACIG, o YouTube é um dos ambientes online onde é perceptível o marketing voltado para o público infantil, principalmente por grandes canais infantis, onde o Youtuber é visto como um ícone de admiração, e os espectadores acabam por seguir os seus exemplos, aceitando as  informações dadas sobre marcas e produtos e as avaliações feita pelo criador de conteúdo. Hoje, a nova geração dita suas próprias regras no que se diz sobre consumo, podendo ser influenciadas por quem seguem e confiam. 

É visível que os influenciadores digitais fazem parte do cotidiano dos seus seguidores, e essa influência é uma das consequências da afinidade dos temas trabalhados nos vídeos, com uma linguagem e formatos que atingem em cheio sua audiência e moldam a decisão de compra do grupo.

Também é importante ressaltar a influência e participação das crianças nos gastos de casa. De acordo com uma pesquisa feita em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), uma a cada 6 mães cede às vontades dos filhos na hora das compras. O estudo acompanhou a reação de mães, com filhos entre dois e 18 anos, no momento da aquisição de produtos como brinquedos, roupas e doces. A pesquisa aponta que quatro em cada dez mães consultadas afirmam gastar mais do que o planejado no orçamento.

Em contramão da tendência consumista, o aluguel de brinquedos traz uma enorme gama de possibilidades, e gera rotatividade de produtos. Ao invés de apenas consumir cada vez mais, essas empresas vêem como uma alternativa de conseguir agradar crianças e pais, com a locação de brinquedos considerados tendência e com preços acessíveis.

“O aluguel de brinquedos é o conceito máximo do consumo consciente para as crianças, pois insere na consciência as bases fundamentais para um novo mundo sustentável. Oferecemos oportunidades de realizar um consumo consciente, conseguindo assim ter sempre um brinquedo novo para a criança, sem ocupar muito espaço em casa, além de ter uma economia considerável em relação à aquisição de brinquedos novos.” diz Raul Leopoldo.

Veja Também