Receita Federal faz alerta sobre golpes de impostos falsos via Pix

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está sendo usado por criminosos para enganar consumidores de empréstimo.

Postado em: 03-07-2022 às 13h37
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Receita Federal faz alerta sobre golpes de impostos falsos via Pix
Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está sendo usado por criminosos para enganar consumidores de empréstimo | Foto: Reprodução

No sábado (2/7), a Receita Federal fez um apelo a população para que fiquem atentos contra golpes que envolvam operações de crédito e de câmbio. Segundo o órgão, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está sendo usado por criminosos para enganar consumidores de empréstimos.

De acordo com o Fisco, os ladrões realizam as operações com a ferramenta de documentos falsos de notificação e arrecadação, fazendo com que a vítima realize o recolhimento de taxas ausentes para ter a liberação do dinheiro. Com isso, os indivíduos acreditando nessas condições, repassam o suposto IOF via transferência de Pix para pessoas físicas.

Boleto utilizado por golpistas | Foto: Divulgação/ Receita Federal

Em nota, a Receita Federal explicou sobre estelionatários se caracterizando como empresas para emitir a liberação de crédito do pagamento antecipado de IOF pelo Pix.

Continua após a publicidade

O órgão informa que em hipótese alguma fornece dados referentes a recolhimento de tributos ou de taxas via transferência, ressaltando que servidores do Fisco também não realizam serviços de empréstimos a população.

Para evitar o golpe, a Receita enfatiza que a população deve atentar-se as informações de quitação das contas. Alguns tributos podem ser pagados por meio do Pix, porém, o IOF é quitado somente pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que é pago através da instituição responsável por conceder o empréstimo.

Caso desconfie ser vítima de um golpe, o órgão orienta a procura imediata da polícia, apresentando todas as provas concretas, além do registro de um boletim de ocorrência.

Matéria com informações da Agência Brasil.

Veja Também