Nexus: Conheça o ‘pix internacional’ que permitirá transferências entre mais de 60 países

O projeto se baseia em criar um software que conectará os sistemas de pagamentos instantâneos de todo o mundo em um só lugar

Postado em: 19-09-2022 às 09h48
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Nexus: Conheça o ‘pix internacional’ que permitirá transferências entre mais de 60 países
O projeto se baseia em criar um software que conectará os sistemas de pagamentos instantâneos de todo o mundo em um só lugar | Foto: Reprodução

Já estão em fase de testes as transferências instantâneas de dinheiro entre países com moedas diferentes via pix. O chamado “Nexus” permitirá fazer transações bancárias em menos em segundos para qualquer país que já tenha o sistema instantâneo de pagamento implantado pelo Banco Central. A informação é do jornal O Globo,.

Atualmente, estão sendo feitos testes entre os sistemas financeiros da Malásia, de Cingapura e da Zona do Euro, pelo Banco da Itália, mas a colaboração deverá incluir mais de 60 países. O Banco Central brasileiro segue provisoriamente como “observador” do projeto.

Leia também: Pix já é o segundo meio de pagamento mais usados em apps de transportes locais

Continua após a publicidade

Como deve funcionar

Quem está em desenvolvimento o projeto Nexus é o Bank Of International Settlements (BIS), organização internacional responsável pela supervisão e cooperação entre os bancos centrais. Ainda não se sabe quando e se o sistema será lançado oficialmente, ou se haverá taxas de transferências.

O projeto se baseia em criar um software que conectará os sistemas de pagamentos instantâneos de todo o mundo em um só lugar, o que possibilitará a troca de informações. O chamado “Nexus Scheme” deve estabelecer as regras básicas para a comunicação entre os países.

“Conectar sistemas de pagamentos instantâneos bilateralmente faz sentido quando dois países têm relações próximas e um fluxo significativo de pagamentos. No entanto, uma abordagem mais escalável é necessária para criar uma verdadeira rede global de pagamentos transfronteiriços”, apontou a organização em relatório.

Veja Também