Estado de Goiás possui menor taxa de desemprego desde 2014 segundo IBGE

O desemprego a nível nacional com ficou a menor pontuação desde 2015

Postado em: 29-09-2023 às 11h45
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Estado de Goiás possui menor taxa de desemprego desde 2014 segundo IBGE
Goiás ficou com a taxa de desempregada com apenas 6,2%, o menor número desde 2014 | Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados referente ao segundo trimestre da pesquisa de renda nacional, e é possível ver que o estado de Goiás ficou com a taxa de desempregada com apenas 6,2%, o menor número desde 2014. Além disso, também foi mostrado que o estado tem alta de pessoas em ambientes de trabalho com mais de 60% ocupando uma forma de geração de renda desde 2022.

Estes dados referente ao aumento da geração de empregos e de renda são índices da recuperação da economia nacional e goiana frente aos problemas enfrentados pela pandemia de covid-19. Sobretudo, aos efeitos do lockdown instituídos no ano de 2021 que levou centenas de pessoas à margem da pobreza e acarretou uma demissão em massa de pessoas, fazendo o estado ter uma taxa de desemprego de cerca de 14% no primeiro trimestre do ano. 

Outro dado importante para destacar, que ambos os setores públicos e privado tiveram um aumento na força de trabalho, tendo em vista o aumento econômico evidenciado pelo IBGE em sua pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Desde o ano de 2022 possuiu alta com mais de 1.800 milhões de pessoas trabalhando no setor privado, já para o setor público se teve mais de 430 mil pessoas trabalhando, um recorde histórico para o estado.

Continua após a publicidade

Leia também: Com El Niño, previsão de chuvas para final do ano é a menor da história em Goiás; veja as culturas mais afetadas  

O padrão se manteve o mesmo a nível nacional com taxa de desemprego de 7,8%, a menor pontuação desde 2015. Em contrapartida, o país ainda não conseguiu recuperar a taxa de pessoas no mercado de trabalho depois do impacto da pandemia de covid-19 começado em 2020.

Veja Também