Jogos Estudantis de Goiás chegam ao fim com balanço positivo

Os vencedores serão os representantes goianos nos Jogos Escolares da Juventude 2017, que serão realizados em Curitiba (entre os dias 12 e 21 de setembro) e Brasília (de 16 a 25 de novembro)

Postado em: 15-08-2017 às 09h35
Por: Gislaine Xavier
Imagem Ilustrando a Notícia: Jogos Estudantis de Goiás chegam ao fim com balanço positivo
Os vencedores serão os representantes goianos nos Jogos Escolares da Juventude 2017, que serão realizados em Curitiba (entre os dias 12 e 21 de setembro) e Brasília (de 16 a 25 de novembro)

Estudantes atletas despediram-se de Anápolis no último domingo, dia 13, onde participaram dos Jogos Estudantis de Goiás durante quatro dias. De olho na inserção social por meio do esporte e na detecção de talentos, a Superintendência de Desporto Educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), organizadora do evento, celebrou mais uma edição bem-sucedida da maior competição esportiva escolar de Goiás, que reuniu em 13 modalidades cerca de 3,2 mil participantes.

Na data de encerramento, foram concluídas as disputas de medalhas nas modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei. As nove modalidades individuais (atletismo, ciclismo, badminton, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez) chegaram ao fim no sábado, 12. Os vencedores serão os representantes goianos nos Jogos Escolares da Juventude 2017, que serão realizados em Curitiba (entre os dias 12 e 21 de setembro) e Brasília (de 16 a 25 de novembro).

Continua após a publicidade

Os Jogos Estudantis de Goiás são realizados anualmente a partir de março, com as etapas Intermunicipal e Regional. Mais de 27 mil estudantes estiveram envolvidos. “Estamos muito satisfeitos com a evolução dos Jogos Estudantis de Goiás, e certamente sempre teremos como avançar. A cada edição estabelecemos novos padrões na organização, possibilitando a entrada de mais jovens nesse processo de inclusão”, afirmou professor Maurício Roriz, superintendente de Desporto Educacional da Seduce.

“É nos Jogos Estudantis que vemos talentos começarem a despontar para o cenário esportivo estadual e nacional, mas o mais importante é dar oportunidade para um número cada vez maior de jovens se inserirem socialmente através do esporte”, completou o superintendente.

Anfitriã

Com sentimento de missão cumprida, a coordenadora regional de Anápolis, Sonja Maria Lacerda, agradeceu a secretária Raquel Teixeira e toda a equipe que participou da produção dos jogos. Para ela, o maior prêmio foi o nível de satisfação gerado entre as delegações e participantes. “Nossa medalha de ouro é saber que atletas e profissionais foram tratados com excelência, sendo valorizados a partir dos pequenos detalhes, do início ao fim, nesse maravilhoso projeto esportivo e pedagógico da Seduce”, comentou.

“Bem sei que não somente o futuro do esporte goiano esteve aqui em Anápolis, como também de todas as áreas sociais e profissionais de nosso Estado. O esporte é inclusivo, formador de caráter e grande ferramenta educacional de crescimento e valorização a vida, é um prazer muito grande fazer parte deste projeto da Seduce e poder motivar todos esses jovens e contribuir de alguma forma para seu crescimento e autonomia”, completou Sonja.

Destaques

Diversas regionais se destacaram. Quirinópolis sagrou-se campeã nas duas categorias do basquete feminino. No masculino, Anápolis conquistou o título para alegria da torcida da casa. Já Itumbiara, após algumas temporadas batendo na trave, sagrou-se campeã estadual de handebol juvenil, masculino e feminino. Além destes, Chapadão do Céu venceu no voleibol feminino e Goiânia no masculino.

Nas modalidades individuais, Goiânia recebeu o maior número de medalhas, sobretudo na natação, judô e xadrez. No atletismo e demais modalidades, os resultados foram mais equilibrados com vencedores de várias Coordenações Regionais de Educação, tais como Jataí, Luziânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Catalão.

Números

Além dos 27 mil atletas participantes, desde a primeira seletiva, o evento contou com mais de 5 mil pessoas envolvidas na última fase estadual em Anápolis, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, militares, voluntários, universitários e organizadores. Foram utilizados 14 locais de competição.

Foram servidas cerca de 39 mil refeições e entregues mais 39 mil kits de café da manhã e lanches vespertinos. Nestes quatro dias de evento, quatro hotéis abrigaram familiares dos atletas, articuladores pedagógicos, coordenadores regionais e demais membros da organização. Cerca de mil pessoas auxiliaram na cerimônia de abertura, que teve 7 mil pessoas lotando o ginásio Internacional Newton Faria.

Além das competições, os jovens atletas tiveram à disposição uma série apresentações culturais paralelas. O programa socioeducativo e cultural abrangeu atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo as regionais aos valores esportivos de união, paz, tolerância, respeito e jogo limpo (fair play). Esse ano, o tema central do evento foi “Alegria Alegria”.

Tema de interesse global, a sustentabilidade também foi levada a sério nos Jogos Estudantis de Goiás. A organização da competição promoveu ações com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação ambiental e do descarte do lixo de forma consciente. A Policia Civil colaborou com dinâmicas de seu programa Escola sem Drogas.

Os Jogos Estudantis de Goiás são promovidos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), sob a Coordenação Geral da Superintendência de Desporto Educacional (SDE), com parceria das Regionais de Educação.  

Veja Também