Palmeiras e Flamengo estão garantidos no novo Mundial de Clubes em 2025

O Conselho da Fifa reuniu-se na última terça-feira (14) em Kigali, capital de Ruanda, e detalhou a disposição das vagas no formato

Postado em: 14-03-2023 às 19h17
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Palmeiras e Flamengo estão garantidos no novo Mundial de Clubes em 2025</strong>
Conmebol tem direito a seis vagas, e quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 (Foto: Divulgação FIFA)

O Conselho da Fifa reuniu-se na última terça-feira (14) em Kigali, capital de Ruanda, e detalhou a disposição das vagas no formato do novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025.

A entidade anunciou que as Confederações com direito a mais de quatro representantes terão os campeões continentais das quatro edições anteriores com vaga garantida no certame.

Dessa forma, como a Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas pelos campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que automaticamente garante Palmeiras e Flamengo.

Continua após a publicidade

A eles se somarão os campeões de 2023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos — o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério.

No caso da Uefa, os classificados serão os campeões da Champions League entre 2021 e 2025 — portanto Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, estão dentro. As outras oito vagas serão decididas por ranking continental — e não pode haver mais de dois times por país.

A divisão das vagas para o novo Mundial de Clubes ficou assim: AFC (Ásia): 4; CAF (África): 4; Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4; Conmebol: 6 (América do Sul); OFC (Oceania): 1; Uefa (Europa): 12; País-sede: 1 vaga.

Edição 2023

A edição de 2023 será a última no atual formato do Mundial de Clubes, com sete times e no qual os campeões da Champions e da Libertadores entram na semifinal. Esse torneio será na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro deste ano.

Em 2023, o Mundial seguirá o modelo tradicional: representantes de cada continente e mais o campeão nacional do país-sede, que será a Arábia Saudita.

Não há datas e sedes para a versão anual do Mundial de Clubes a partir de 2024. A Fifa comunicou que vai divulgar detalhes em breve. A entidade reiterou que as confederações expressaram a necessidade para que “os campeões de suas principais competições de clubes se enfrentem anualmente para estimular a competitividade”.

Veja Também