Guto Ferreira comemora classificação e o direito de decidir o título em casa
O Goiás se impôs diante do Anápolis, venceu e deu a volta por cima após a eliminação precoce na Copa do Brasil
Por: Ildeu Iussef

O Goiás se impôs diante do Anápolis, venceu e deu a volta por cima após a eliminação precoce na Copa do Brasil diante do Águia de Marabá. O Esmeraldino bateu o Anápolis por 3 a 0, com gols de Vinícius, Bruno Melo e Diego Gonçalves, passou com um placar agregado de 4 a 0 e vai decidir o título contra o Atlético-GO.
A decisão entre Goiás e Atlético-GO vai ser uma reedição da final da última edição do Campeonato Goiano. Em 2022, as duas equipes decidiram o título com a mesma configuração, com o Goiás dono da melhor campanha geral e a vantagem de decidir em casa. No fim, deu Atlético-GO.
O técnico Guto Ferreira comemorou a classificação e o direito de decidir o título em casa, diante do torcedor, mas lembrou que, para que isso se converta em vantagem, o time esmeraldino tem de buscar um bom resultado dentro do Estádio Antônio Accioly.
“Tudo depende de estratégia. A vantagem é que, apesar de tudo que acontecer lá (no Antônio Accioly), a decisão será aqui (na Serrinha). Mas não adianta nada se não trouxermos algo de bom para cá. Vamos precisar de uma boa estratégia para o jogo de ida e depois decidir aqui”, avaliou o treinador esmeraldino.
Detalhe que Goiás e Atlético-GO vão decidir o título estadual pela 10ª vez neste século. O Verdão levou a melhor em 2006, 2009, 2012 e 2013. Enquanto o Dragão triunfou em 2007, 2011, 2014, 2019 e 2022.
O Goiás almeja encerrar o jejum que perdura desde 2018, quando o clube se sagrou tetracampeão estadual de forma consecutiva. Desde então, o Esmeraldino chegou na decisão em duas oportunidades e acabou superado em ambas pelo Atlético-GO (2019 e 2022).
As finais do Campeonato Goiano estão marcadas para os domingos 02 e 09 de abril, às 16h.
Críticas da torcida
A queda precoce na Copa do Brasil para o Águia de Marabá ainda não foi digerida pela torcida esmeraldina. Antes e durante a vitória sobre o Anápolis, os jogadores do Goiás foram alvo de críticas por parte do torcedor que marcou presença no Estádio Hailé Pinheiro.
Após a partida, o técnico Guto Ferreira disse que entende a manifestação dos torcedores, mas não concorda com o momento em que essa insatisfação veio à tona e com o teor das palavras proferidas aos jogadores que estavam em campo.
“O cara não está se encontrando, mas ele tem talento. O que ele mais necessita no momento de dificuldade é apoio. É o apoio que vai levantar ele, não é a crítica. Aqui não tem nenhum vagabundo, nenhum fdp, nenhum cara que rouba no trabalho no dia a dia, aqui todo mundo rala pra caramba. Eu não conheço uma maneira de construir uma equipe vencedora se não for através do trabalho e de fortalecimento mental”, concluiu o técnico.
Agenda
O Goiás volta a campo na quinta-feira (23), às 19h, para enfrentar o Brasiliense pelo jogo de volta das Quartas de Final da Copa Verde. No jogo de ida, os clubes empataram sem gols em Taguatinga (DF). Portanto, a persistir a igualdade a decisão da vaga na semifinal será nos pênaltis.