Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Franca e Cruzeiro levantaram troféu no final de semana

Time paulista tem ano espetacular vencendo tudo que disputou e time mineiro faz história na sua primeira participação no campeonato

Postado em: 14-06-2023 às 11h40
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Franca e Cruzeiro levantaram troféu no final de semana
(Foto:Marcos Limonti/ SFB)

No último sábado (10), o Sesi Franca venceu o quinto e decisivo jogo contra o São Paulo, por 92 a 68 e se sagrou bicampeão do NBB, no ginásio Pedrocão, no interior paulista. Também no mesmo dia, o Cruzeiro venceu o Santos por 67 a 66 e conquistou o título do Campeonato Brasileiro, na Arena Hall, em Belo Horizonte.

NBB

Jogando em casa, o Franca conquistou a principal Liga de Basquete Nacional ao se impor contra o São Paulo levando sua torcida em êxtase. Com a vitória a equipe garantiu o seu 13ª título nacional.

Continua após a publicidade

Georginho de Paula foi eleito o MVP, Most Valueble Player, tradução jogador mais valioso, das finais. O atleta foi o cestinha do jogo com 23 pontos e oito assistências. David Jackson foi outro jogador importante para a vitória do time do interior paulista, o jogador realizou 10 rebotes. 

Do outro lado, Túlio da Silva foi o cestinha para o São Paulo marcando 20 pontos, destaque também para Betinho que fez cinco rebotes e Elinho com sete assistências. 

O Franca foi um time dominante e teve um início de jogo com um ótimo aproveitamento nas bolas de três pontos e soube se defender do time tricolor. A equipe abriu vantagem de 14 pontos no primeiro quarto. 

Com a vantagem no placar, o time francano se sentiu à vontade em quadra e jogou com tranquilidade, enquanto o time paulista corria atrás do placar. Após o intervalo o São Paulo conseguiu acertar a sua defesa e melhorou os seus ataques, mas Franca fez um brilhante jogo com destaque para Lucas Mariano, Georginho e Márcio, que conseguiram realizar jogadas ofensivas mesmo com a chegada dos highlights. 

Com uma campanha espetacular na fase de classificação da NBB, invicto os 38 jogos, o Franca chegou como favorito para a decisão, apesar de precisar dos cinco jogos para avançar de fase nas quartas e semifinais. O São Paulo, por outro lado, buscava o seu primeiro título, passou pelo Flamengo na semifinal e mostrou que estava apto para levantar o troféu. 

O primeiro jogo entre as equipes o São Paulo venceu por 98 a 88. No segundo confronto, a França deu o troco e venceu por 88 a 82. No terceiro encontro entre as equipes, Franca abriu vantagem na série e venceu por 94 a 92. No quarto jogo, o São Paulo venceu por 86 a 81, forçando o quinto e último jogo. No quinto jogo, a França foi superior e derrotou o time da capital por 92 a 68.

A equipe treinada por Helinho Garcia terminou a temporada vencendo todos os títulos disputados no ano, são eles: Campeonato Paulista, Copa Super 8, Basketball Champions League Basketball e o NBB. 

Campeonato Brasileiro de Basquete

O Cruzeiro derrotou o Santos no quadrangular final e se tornou campeão da competição. O título garante vaga no Sul-Americano de Basquete e também o direito do time mineiro de pleitear uma vaga no próximo Campeonato da NBB. 

Para que o time celeste participe da maior competição de basquete nacional deverá cumprir uma série de regras estabelecidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do torneio. 

Com uma disputa diferente dos demais torneios, o Campeonato Brasileiro de Basquete contou com a participação de 10 equipes divididas em duas conferências. Todo mundo enfrentou todo mundo e os quatro mais bem colocados se enfrentaram em um quadrangular final.

No primeiro dia de disputa, o Cruzeiro venceu a Liga Sorocabana por 80 a 64. No segundo dia a equipe perdeu para o AZ Araraquara por 67 a 65. No sábado, o Cruzeiro venceu o Santos por 67 a 66 e sagrou campeão da competição, devido à combinação dos outros resultados.

Veja Também