Terça-feira, 05 de dezembro de 2023

Seleção brasileira masculina se prepara para o Pré-Olímpico e Pan-Americano  

Agora é a vez dos meninos!

Postado em: 26-09-2023 às 22h07
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Seleção brasileira masculina se prepara para o Pré-Olímpico e  Pan-Americano  
Felipe Roque não jogará Pré-Olímpico, mas está convocando para o Pan-Americano. (Foto: Divulgação/FIVB)

Após a seleção feminina de vôlei conquistar vaga para as Olimpíadas de Paris 2024, agora é hora da seleção masculina entrar em quadra em busca da sua vaga. O Pré-Olímpico começa dia 30 de setembro a 8 de outubro, com três sedes, Tóquio (Japão), Xi’an ( República Popular da China) e Rio de Janeiro (Brasil) e seis vagas em disputas, duas por grupos.

Com o mesmo formato que o feminino, 24 equipes são divididas em três grupos com oito equipes cada, que se enfrentam entre si. No final das sete rodadas, as duas melhores equipes de cada grupo se classifica para as Olímpiadas. 

O Grupo A é composto por: Brasil, Itália, República Islâmica do Irã, Cuba, Ucrânia, Alemanha, Tchéquia e Catar. Enquanto no Grupo B: Japão, EUA, Eslovênia, Sérvia, Turquia, Tunísia, Egito e Finlândia. Por fim, no Grupo C é formado por: República Popular da China, Polônia, Argentina, Países Baixos, Canadá, México, Bélgica e Bulgária.

Continua após a publicidade

Convocação

Renan Dal Zotto convocou sua equipe, para a disputa não poderá contar com Felipe Roque, com problemas pessoais, e Yoandy Leal, lesionado. Levantadores: Bruninho e Fernando Cachopa; Opostos: Alan e Darlan; Ponteiros: Adriano, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann; Centrais: Flávio, Judson, Lucão e Otávio; Líberos: Maique e Thales.

Agenda

O Brasil estreia no sábado (30), às 10h30, contra a Seleção do Qatar, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O segundo jogo será domingo (01/10) contra a Tchéquia, às 10h, folga na segunda e volta a quadra na terça (03/10) contra a Alemanha, às 20h30.

Pan-Americano 

Logo após o fim do Pré-Olímpico , a seleção já tem outro compromisso, o Pan-Americano no Chile. O torneio será disputado entre os dias 20 de outubro a 5 de novembro e a seleção brasileira não conquista o Pan desde Guadalajara 2011. Na competição a amarelinha já conquistou quatro ouros, sete pratas e cinco bronze. 

Diferente do Pré-Olímpico, no Pan-Americano contará com oito equipes divididas em dois grupos de quatro, que se enfrentam entre si na primeira fase. Os dois primeiros colocados avançam às semifinais. 

Pensando na proximidade entre as duas competições, Pré-Olímpico e Pan, a Confederação Brasileira de Vôlei junto com o técnico Renan Dal Zotto optaram por uma convocação diferente no Pan. A equipe será composta apenas por atletas que atuam na Superliga, reservas e titulares. Renan convocou, Levantadores: Brasília e Thiaguinho; Opostos: Darlan e Felipe Roque; Ponteiros: Adriano, Honorato, Lukas Bergmann e Maicon; Centrais: Judson, Otávio e Thiery; Líbero: Maique.

Veja Também