Messi ganha oitava Bola de Ouro, Vinicius Jr. fica em sexto lugar

Aos 38 anos, Messi venceu Haaland, Mbappé e De Bruyn

Postado em: 30-10-2023 às 22h03
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Messi ganha oitava Bola de Ouro, Vinicius Jr. fica em sexto lugar
Argentino se tornou o maior vencedor do prêmio (REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

Lionel Messi recebeu a Bola de Ouro pela oitava vez na carreira, o prêmio elege o melhor jogador do mundo segundo a revista France Football. Em cerimônia realizada em Paris, nesta segunda-feira (30), o craque se tornou o jogador que mais levou prêmios até hoje. 

A decisão leva em conta a temporada 2022/23, quando Messi marcou 38 gols e deu 24 assistências jogando pela seleção argentina e pelo PSG. O feito que definiu o primeiro lugar de Messi na lista foi sem dúvidas a conquista da Copa do Mundo de 2022. Com o prêmio, ele desbancou Haaland, Mbappé e De Bruyne. Vinícius Júnior foi o único brasileiro da lista e ficou em sexto lugar. 

Em seu discurso, Messi agradeceu os companheiros de equipe e parabenizou os concorrentes. “Tenho que dar os parabéns a todos os que foram nomeados para este prêmio. Compartilho com os meus companheiros de seleção. Todo o grupo, a comissão técnica e todos os envolvidos participaram deste feito histórico de ganhar a Copa do Mundo. Também parabenizo Erling Haaland, Kylian Mbappé e Kevin De Bruyne pelas temporadas fantásticas. Muitos de vocês são jovens e já conquistaram muito, mas o nível permanecerá”, afirmou. 

Continua após a publicidade

A cerimônia também entregou outros prêmios, como a Bola de Ouro na categoria feminina, vencida por Aitana Bonmatí. Espanhola de 25 anos, que ganhou a Copa do Mundo Feminina com a Espnha e é destaque no Barcelona. 

Emiliano Martínez, goleiro da Argentina e do Aston Villa, levou o troféu Yashin, que nomeia o melhor goleiro da temporada. Martínez foi campeão do Mundo com a seleção albiceleste e foi responsável por uma das defesas mais bonitas do mundial. 

Vinícius Jr. apareceu novamente ao receber o Prêmio Sócrates, que reconhece iniciativas sociais ligadas ao esporte. O brasileiro recebeu o reconhecimento pelo trabalho na Fundação Vinícius Júnior, no Rio de Janeiro, que ajuda crianças em situação de vulnerabilidade através do esporte.

Além disso, Erling Haaland recebeu o Troféu Gerd Müller, de artilheiro do ano, com 56 gols. O Manchester City levou o prêmio de Time do Ano, e no feminino, quem ganhou foi a equipe do Barcelona.

Veja Também