Receitas deliciosas para amenizar o frio durante o inverno goiano

Chás, além de existirem inúmeros sabores, eles têm poucas calorias se consumidos sem açúcar

Postado em: 05-07-2021 às 08h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Receitas deliciosas para amenizar o frio durante o inverno goiano
Chás, além de existirem inúmeros sabores, eles têm poucas calorias se consumidos sem açúcar | Foto: Reprodução

Com a chegada do inverno, se inicia também a temporada de sopas, bebidas e receitas quentes perfeitas para os três meses da estação. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, no inverno a busca dos brasileiros por receitas para espantar o frio aumentou em 90%. Com a queda brusca nas temperaturas, o chocolate quente, por exemplo, foi buscado 10 vezes mais do que o habitual.

Como não dá para pular a estação, nem passar a vez no calendário, quem não é afeiçoado ao frio o melhor que tem a fazer é preparar-se e viver esta época da maneira mais prazerosa e confortável possível. Nesse contexto, a culinária apresenta-se como poderoso auxiliar na tarefa de tornar um pouco mais cálidos os dias cinzentos e gélidos.

De acordo com a nutricionista Roberta Mendes Nifoci, aquela sensação de apetite um pouco mais voraz no período do Inverno não é apenas impressão, é realidade. “Nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura adequada. Então, sentimos mais vontade de comer, principalmente se for algo quentinho, para nos sentirmos aquecidos de dentro para fora”, explica.

Continua após a publicidade

Esse calor proveniente dos alimentos pode ser potencializado de acordo com o prato e o modo do preparo. Assim, as bebidas e pratos quentes como as sopas, caldos, fondues, cafés, chás e as comidas típicas juninas e julinas são boas pedidas. Veja o que diz a nutricionista sobre cada um dos pratos de época.

Sopas e caldos

Durante o dia, é recomendado manter uma rotina normal de alimentação, incluindo carnes magras, vegetais, leguminosas e legumes, e à noite pode-se investir em cremes e sopas, que são mais leves, saborosos, nutritivos e quentinhos.

A fim de que a sopa ou caldo fique extremamente “gordo” e “pesado”, convém não usar os famosos tabletes de caldos prontos. “Eles têm grande quantidade de sódio, que não é nada saudável. Evite adicionar cortes de carne com muita gordura como bacon e linguiça defumada”, diz.

Fondue

O prato de origem suíça se populariza a cada dia mais no Brasil. Há fondues de queijo, pão, frutas, carnes e de vez em quando aparecem novas receitas e ingredientes.

“Já existe fondue de sushi e sashimi, de frutos do mar, vegetariano com legumes e cogumelos. E a novidade é o fondue de doce de leite. Esse prato já tem seu modo característico tanto de preparo, como de ingredientes. Em minha opinião, a pior parte mesmo é o preparo do fondue de carne, no qual as pessoas usam uma carne magra como o filé mignon, mas fritam por imersão em óleo na hora da cocção. A melhor opção é substituir esse tipo de preparo somente grelhando o filé mignon”, ressalta.

Bebidas

Café puro ou com leite, cappuccino, chocolate quente com leite ou puro, chocolate cremoso, choconhaque, vinho quente, quentão, variedade de chás e tantas outras opções de bebidas que podem ajudar a esquentar um corpo quando os termômetros estão ‘ladeira abaixo’. Basta escolher a bebida que melhor combina com o momento e aproveitar.

 “Os chás são boas pedidas para o Inverno. Além de existirem inúmeros sabores, eles têm poucas calorias, se forem consumidos sem a adição de açúcar, é claro. Mas, também há os chocolates, cafés, choconhaque e vinhos que também podem ser consumidos, mas com moderação, pois além do teor alcóolico, há o calórico”, lembra.

Comidas veganas

Com a chegada do inverno, o friozinho se torna uma ótima ‘desculpa’ para você se aventurar em novas receitas veganas e aquecer seus dias durante essa estação gelada. Afinal, aproveitar esse período em casa durante a quarentena pode ser o momento perfeito para colocar a mão na massa, literalmente, e replicar algumas receitas que são verdadeiras comfort food, além de experimentar novos hábitos de forma prática e muito saborosa. Entre as opções está o fondue de queijo, feito com VeganCheese da marca de preferência. (Especial para O Hoje)

RECEITA

Ingredientes

• ½ xícara de mandioquinha cozida

• 400g de VeganCheese Prato ralado

• 1 colher (sopa) de polvilho azedo

• 1 colher (sopa) de polvilho doce

• 3 dentes de alho

• 170ml de água quente

• 4 colheres (sopa) de azeite

• 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã diluído em 4 colheres (sopa) de água

• Sal a gosto

• Noz moscada

• Pão italiano para acompanhar

Modo de preparo No liquidificador bater a mandioquinha cozida com o VeganCheese Prato, polvilho doce e azedo, azeite, sal, água quente e alho. Em uma panela colocar o vinagre diluído em água e a mistura que foi batida no liquidificador. Mexer por 5min. Acrescentar noz moscada a gosto. Servir com pães diversos ou batatas.

Veja Também