João Gordo acaba de lançar nova música do álbum ‘Brutal Brega’, single de ‘Cinganinha’

‘Ciganinha’ foi lançada originalmente em 1989 e agora ganha sua versão punk

Postado em: 07-07-2022 às 08h46
Por: Lanna Oliveira
‘Ciganinha’ foi lançada originalmente em 1989 e agora ganha sua versão punk | Foto: Divulgação

Quando se fala em punk rock aliado a personalidade, instantaneamente vem à cabeça o icônico João Gordo. Conhecido por seu trabalho de 40 anos com a banda Ratos de Porão, o cantor apresenta agora mais uma vertente da sua multifacetada experiência. Ele acaba de lançar uma versão da música ‘Ciganinha’, originalmente de Carlos Alexandre. Parte do seu próximo álbum, intitulado ‘Brutal Brega’, a faixa chegou em todas as plataformas digitais acompanhada de um registro audiovisual que interage com o conceito do projeto. 

O cantor João Gordo é conhecido por representar o punk rock nacional e internacionalmente, junto à banda Ratos de Porão. Outra faceta de sua personalidade arrebatadora é a de apresentador, tendo início ainda em 1996 no canal MTV. Após tantos anos de sucesso nas mais diversas atividades que se propôs, depois de conquistar o público por onde passou, ele se desafia novamente com o álbum ‘Brutal Brega’, projeto solo, que tem previsão de chegar ao público ainda no segundo semestre desse ano. 

Pensado em meio a pandemia, o projeto traz emblemáticos clássicos do brega brasileiro em uma versão punk rock, estilo comum ao João Gordo. Resultado de sua parceria com o produtor Val Santos, o álbum permeia a ociosidade da pausa nos shows e outras atividades presenciais durante os últimos dois anos. Assim, a dupla decidiu gravar, por diversão, e em pouco tempo, já tinham dezenas de músicas gravadas e um disco formado, com tributos a artistas como Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Jane e Herondy, entre outros.

Continua após a publicidade

No mês passado, João já havia lançado uma versão de ‘Fuscão Preto’, sucesso dos anos 80 composto por Atílio Mutti e José Silva que ganhou fama nas vozes de Almir Rogério e do Trio Parada Dura. Em participação recente no programa Altas Horas da TV Globo, o vocalista tocou essa música, single que apresentou o projeto, e ‘Tenho’, música de Sidney Magal que também estará no álbum. Ou seja, expectativas foram criadas para mergulhar nesse encontro do punk com o cômico no universo de João Gordo.

‘Ciganinha’, música de Carlos Alexandre foi lançada em 1989 e tornou-se um sucesso. Chegada a vez da referência do punk homenagear e surpreender o público, João apresenta a faixa acompanhada de um clipe, novamente dirigido por Raul Machado, diretor de clipes para Chico Science & Nação Zumbi, Planet Hemp, Sepultura, Ratos de Porão, Raimundos, Marcelo D2, O Rappa, Pitty, CPM 22, entre outros. Já a arte da capa foi assinada pelo ilustrador e designer Wagner Loud.

Para os fãs assíduos do Ratos de Porão, não sintam-se traídos. A banda lançou no começo do ano o álbum ‘Necropolítica’, no qual trouxeram suas reflexões sobre a pandemia. O título faz referência ao termo usado pelo filósofo, teórico político e historiador camaronês Achille Mbembe simbolizando um recurso do Estado como poder instituído que cria um discurso no qual referenda quem está mais suscetível à morte, geralmente minorias ou população em situação de vulnerabilidade. Então acalmem-se, tem música para todos os estilos.

Veja Também