Vereadora Aava Santiago no ‘Papo Xadrez’

Vereadora Aava Santiago no ‘Papo Xadrez’

Postado em: 25-07-2022 às 08h42
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadora Aava Santiago no ‘Papo Xadrez’
Todos os episódios do ‘Papo Xadrez’ estão disponíveis na íntegra pelo canal YouTube ‘Papo Xadrez’ | Foto: O Hoje

Guilherme de Andrade

A vereadora Aava Santiago (PSDB) é a vigésima terceira convidada do ‘Papo Xadrez’ e a segunda personalidade política a participar do podcast. Se identificando como mãe, esposa, crente, favelada e socióloga, Aava traz para seu cotidiano na política pautas como violência contra a mulher, inserção e permanência de mães no mercado, além da garantia de uma educação pública de qualidade. A transmissão desse episódio ocorre hoje (25) às 19h pelo canal YouTube ‘Papo Xadrez’.

Aava, que hoje é pré-candidata à deputada federal, foi eleita vereadora em Goiânia com 2865 votos e tem mandato até o fim do ano de 2024. A parlamentar se tornou conhecida por seus projetos que visam combater a misoginia e machismo estruturais da nossa sociedade. Entre esses trabalhos temos aqueles que propõem uma aproximação da mulher e da política profissional e também o combate a violência sexual e doméstica, pautas que rendem repercussão nacional e internacional à vereadora.

Continua após a publicidade

Um outro tema caro à vereadora é a religião. A parlamentar abraça e conhece, de forma pública, várias matrizes religiosas, mas ela também desenvolve um trabalho mais direto com aquela com que se identifica. Sendo evangélica e política, Aava traz para dentro do culto discussões como violência contra a mulher e defesa dos Direitos Humanos. Coroando essa luta temos a lei sancionada que institui o dia municipal de combate à intolerância religiosa, no dia 21 de Janeiro, proposta da vereadora tucana.

Nos últimos episódios

O ‘Papo Xadrez’ alcança sua 23° edição nesta segunda (25) com o bate-papo com a vereadora Aava Santiago. A parlamentar traz a política goiana para discussão, mas até aqui vários outros temas já passaram pela bancada do podcast. Da vida nas festas de peão de Barretos, com o berranteiro Zé Capeta, até a rotina de ‘fada madrinha das noivas’, com a estilista Juliana Santos: os apresentadores do ‘Papo’ conduzem um encontro, sempre respeitoso e envolvente, que traz uma nova perspectiva sob as vivências do convidado.

Na última transmissão, os estúdios do jornal ‘O Hoje’ receberam o perito criminal Antenor Pinheiro para um ‘Papo Xadrez’ sobre crimes, investigação policial e mortes violentas. Com mais de trinta anos de experiência em cenas de acidentes e delitos, Antenor se consolida como uma das figuras de maior respeito na área em todo o país. O perito finaliza lançando uma crítica: “Essa balela de bala perdida é preguiça de investigação ou preguiça processual”.

Veja Também