Em celebração ao Março Lilás e Amarelo, cooperativa promove campanha de conscientização nas redes

Palestras sobre Março Azul, Lilás e Amarelo serão realizadas no CDU, no Setor Bueno

Postado em: 29-03-2023 às 08h23
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Em celebração ao Março Lilás e Amarelo, cooperativa promove campanha de conscientização nas redes
Palestras sobre Março Azul, Lilás e Amarelo serão realizadas no CDU, no Setor Bueno | Foto: Divulgação

Ao longo deste mês, é celebrado o Março Lilás e Amarelo, período em que a importância de se fazer exames para prevenir o câncer de colo do útero e a endometriose ganha destaque. Reconhecendo a atenção especial que a saúde das mulheres merece, a Unimed Goiânia lançou a campanha de conscientização ‘Eu Cuido da Minha Vida’ em parceria com a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) e com a Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO).   

A campanha veiculada nas redes sociais da Cooperativa incentiva as mulheres a estarem tão atentas aos sinais do próprio corpo, quanto às diversas notificações de mensagem que recebem diariamente pelo celular, por exemplo. 

No dia 31 de março, a Unimed Goiânia também irá promover uma roda de conversa com três médicos especialistas nas áreas das campanhas do Março Lilás e Amarelo e ainda do Março Azul para prevenção do câncer colorretal. O encontro será no Auditório do Centro de Diagnósticos Unimed (CDU), no Setor Bueno. Ele contará com a participação presencial de colaboradores da Unimed Goiânia e também será transmitido ao vivo, a partir das 16h no Workplace e redes sociais da Cooperativa. 

Continua após a publicidade

Representante da especialidade de cirurgia oncológica no Conselho de Especialidades da Unimed Goiânia, Roberto César Cândido Fernandes, irá abordar a prevenção do câncer de colo do útero. Sobre os riscos da endometriose, a palestra será com o especialista em ginecologia e reprodução assistida, Eduardo Camelo de Castro. Já as questões ligadas ao câncer colorretal serão tratadas pela especialista em endoscopia digestiva, Ariadne Dutra Oliveira Rocha. 

Prevenção 

O Março Lilás aborda a importância de se prevenir o câncer do colo do útero, que é causado pela infecção do HPV e pode não ter sintomas iniciais. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a doença é a principal causa de morte entre mulheres na América Latina e no Caribe. Além da campanha, a Cooperativa incentiva a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), que pode levar ao desenvolvimento de câncer. Para isso, oferece a vacina para beneficiários e também para pessoas interessadas, no Espaço Sinta-se Bem, de segunda-feira a sábado.  

Já o Março Amarelo aborda a conscientização sobre a endometriose, uma doença inflamatória que causa uma alteração no organismo onde as células que revestem o útero não são expelidas corretamente na menstruação, provocando fortes dores. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de que uma a cada 10 mulheres sofram com os sintomas da doença e desconheçam a sua existência. Em formas mais graves, ela pode acarretar quadros de infertilidade. 

O ginecologista e obstetra Diolindo dos Santos Freire Neto explica que o diagnóstico precoce facilita o tratamento de ambas as doenças. “Ele é feito por meio do exame preventivo. Com o tratamento adequado, o câncer de colo do útero tem cura e a endometriose pode ser controlada, fazendo com que a paciente não perca qualidade de vida. Vale destacar que no caso do câncer do colo do útero, a vacinação contra a HPV pode prevenir a doença”, esclarece o médico que também é conselheiro de Administração da Unimed Goiânia.

Veja Também