Primeira governadora LGBT+ do Brasil, Fátima Bezerra celebra declaração de Eduardo Leite

"Leite fez gesto importante. Sei o que é a dor da discriminação", disse ela.

Postado em: 02-07-2021 às 18h29
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeira governadora LGBT+ do Brasil, Fátima Bezerra celebra declaração de Eduardo Leite
"Leite fez gesto importante. Sei o que é a dor da discriminação", disse ela. | Foto: Reprodução

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), comentou em suas redes sociais nesta sexta-feira (02/07) sobre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que contou ser gay durante entrevista a Pedro Bial na noite de ontem (1º). Bezerra foi a primeira dirigente de estado a assumir publicamente sua homossexualidade.

Em seu Twitter e Instagram, ela escreveu que Leite “fez um gesto importante e tem minha solidariedade por ataques que venha a sofrer em razão de sua declaração. Eu sei o que é a dor da discriminação e do preconceito”.

O governador gaúcho falou pela primeira vez sobre sua sexualidade durante o programa “Conversa com Bial”, da TV Globo. “Nesse debate nacional começa a despertar talvez maiores ataques por conta de adversários, alguns vêm com piadas, ilações, como se eu tivesse algo a esconder. Pois bem, que fique claro, não tenho nada a esconder. Tenho orgulho dessa integridade de poder aqui dizer também sobre minha orientação sexual, quem eu sou, embora devêssemos viver num país em que isso fosse uma não-questão, mas se é, está aqui claro”, disse.

Continua após a publicidade

Bezerra escreveu ainda que na sua vida pública ou privada “nunca existiram armários”. “Sempre demarquei minhas posições através da minha atuação política, sem jamais me omitir na luta contra o machismo, o racismo, a LGBTfobia e qualquer outro tipo de opressão e de violência”, declarou.

“As denominadas minorias são, por vezes, maioria da sociedade, mas pouco representadas politicamente. Tenho orgulho de sempre ter representado essa luta e consciência de que, mais do que nossa condição humana, importa à sociedade as nossas ações para transformar o mundo em um lugar melhor para viver com justiça, dignidade, e direitos iguais para todas e todos”, disse a governadora.

Fátima Bezerra iniciou sua carreira política em 1994, quando foi eleita para deputada estadual do Rio Grande do Norte, e reeleita em 1998. Ela foi ainda deputada federal em 2002, reeleita em 2006, e senadora em 2014. Atualmente, ela é a única governadora do sexo feminino no Brasil.

Veja Também