Em reunião com governadores, Caiado defende audiência com Bolsonaro

Ele defendeu o diálogo com a presidência, e disse que "agora não é hora de ouvir extremos".

Postado em: 23-08-2021 às 17h26
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Em reunião com governadores, Caiado defende audiência com Bolsonaro
Ele defendeu o diálogo com a presidência, e disse que "agora não é hora de ouvir extremos". | Foto: Reprodução

Os governadores de estado do país se reuniram nesta segunda-feira (23/08) no Fórum Nacional de Governadores, em Brasília e pela internet, para discutir temas comuns às regiões, como economia, a defesa da democracia e a união entre os Poderes.

O evento ocorreu após ataques de Jair Bolsonaro (sem partido) ao Supremo Tribunal Federal (STF) e seu pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Os gestores avaliaram a necessidade de um encontro com o presidente para esclarecer essa e outras questões.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), participou da conferência à distância, por meio de vídeo. Ele defendeu o diálogo com a presidência e se mostrou favorável à realização de uma audiência com Bolsonaro, para “deixar claro as nossas prerrogativas”.

Continua após a publicidade

Ele argumentou sobre a polarização política, dizendo que “agora não é hora de ouvir extremos”. “É hora de ouvir o equilíbrio, o bom senso, a experiência de vida que nós temos. E se nós queremos, não podemos fazer ouvido mouco àquilo que não nos interessa, que muitas vezes atingiu a Constituição, o direito à propriedade, ao desrespeito ao Congresso Nacional, às democracias dos países vizinhos”, disse.

O governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), comentou sobre os assuntos que dominaram o encontro. “Debatemos vários temas. A questão da governança climática. Um segundo tema, tratamos da situação em que vive o país, as discórdias que existem e da necessidade de se fortalecer a nossa democracia”, explicou.

“Surgiu a proposta e foi decidido, por um consenso, o estabelecimento de uma linha direta de contato com o presidente da República. Uma linha de entendimento com a Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e também no STF. Nessas pautas também falamos sobre o interesse dos estados”, disse Ibaneis.

Veja Também