Estudo com remédio que previne Covid-19 tem data marcada para testes no Brasil. Saiba como participar

Remédio pode reduzir pela metade o risco de morte ou hospitalização pelo coronavírus.

Postado em: 06-10-2021 às 11h02
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudo com remédio que previne Covid-19 tem data marcada para testes no Brasil. Saiba como participar
Remédio pode reduzir pela metade o risco de morte ou hospitalização pelo coronavírus. | Foto: Reprodução/Internet

A farmacêutica MSD iniciará no Brasil a partir da próxima semana os estudos de fase 3 do uso do medicamento antiviral oral contra a Covid-19. O mesmo fármaco mostrou 50% de eficiência para redução de internações e mortes no estudo divulgado na última sexta-feira (01/10)

Os brasileiros que se interessarem em participar do estudo não podem ter tomado as duas doses da vacina, somente uma ou nenhuma. A rodada de testes irá acontecer somente em maiores de 18 anos que moram na mesma casa que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e apresentam pelo menos um sintoma da doença. 

Será necessário o preenchimento de um rápido questionário no site da farmacêutica para ver se a pessoa segue os mínimos requisitos para a participação do estudo. Caso seja convocado, irá receber o contato do centro coordenador da região onde mora. 

Continua após a publicidade

Em comunicado internacional, a empresa anunciou os primeiros testes deste medicamento no começo de setembro. Porém a realização no Brasil irá começar a partir da próxima semana, conforme afirmou a pneumologista e investigadora principal do estudo Margareth Dalcolmo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em entrevista exclusiva ao O Globo. 

“O tratamento é curtinho, são cinco dias. Vamos medir marcadores imunológicos, taxa de adoecimento, efeitos adversos, interrupções e o nível de adesão”, explica a pneumologista.

A médica explicou que durante a análise haverá um grupo de controle com placebo e todos os participantes devem tomar o medicamento duas vezes, sento de manhã e à noite, ao longo de cinco dias. 

Veja Também