Centro de monitoramento emite alerta de enxurradas e deslizamentos em 5 estados brasileiros

O órgão aponta risco moderado de deslizamentos no Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Postado em: 02-01-2022 às 16h50
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Centro de monitoramento emite alerta de enxurradas e deslizamentos em 5 estados brasileiros
O órgão aponta risco moderado de deslizamentos no Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo | Imagem: Reprodução

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu alerta para o risco de enxurradas e deslizamentos em vários estados do país neste domingo (2/1).

Estão previstas fortes chuvas neste domingo em diferentes regiões do país. Por isso, o órgão aponta risco moderado de deslizamentos de terra em ao menos cinco estados: Piauí e Maranhão, no Nordeste; Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, no Sudeste.

As áreas de maior risco, segundo o Cemaden, são o centro-leste do Piauí, o centro-oeste e o norte do Maranhão, a região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e o sudeste de Minas, a região serrana do Rio de Janeiro, e a região metropolitana e o litoral norte de São Paulo.

Continua após a publicidade

A Bahia, que tem sido castigada pelas fortes chuvas nas últimas semanas, não aparece na área de alerta do órgão nem para deslizamentos, nem para novas enxurradas. No estado, morreram 25 pessoas em consequência dos últimos alagamentos e há mais de 50 mil desalojados.

Monitoramento do Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ligado ao Ministério da Agricultura, prevê perigo por causa das chuvas em 15 estados do país, entre os quais a Bahia, que começava a se recuperar dos últimos temporais.

Também estão na lista do Inmet Tocantins, Amapá, Amazonas e Pará, no Norte; Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, no Nordeste; Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, no Sudeste.

Áreas de maior risco de temporais | Imagem: Inmet

Veja Também