Vacina brasileira contra a Covid-19 começa a ser testada nesta quinta-feira (13) na Bahia

Três grupos receberão as doses da vacina com intervalos de dias diferentes

Postado em: 13-01-2022 às 09h33
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacina brasileira contra a Covid-19 começa a ser testada nesta quinta-feira (13) na Bahia
Três grupos receberão as doses da vacina com intervalos de dias diferentes | Foto: Reprodução

A primeira fase dos estudos clínicos da vacina brasileira contra a Covid-19 RNA MCTI CIMATEC HDT, desenvolvida na Bahia, será iniciada hoje (13/1) em Salvador. A aplicação da primeira dose acontecerá a partir das 10h na sede do Serviço Nacional da Indústria (Senai).

O Senai é a entidade responsável pelo imunizante junto da farmacêutica norte-americana HDT Bio Corp e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que faz o financiamento do projeto. A Anvisa autorizou os testes em agosto do ano passado.

Os voluntários que participarão da fase de testes possuem idade entre 18 e 55 anos e serão divididos em três grupos. Eles receberão o imunizante em dose única ou em duas doses, com intervalos diferentes.

Continua após a publicidade

O primeiro grupo será vacinado com duas doses com intervalo de 29 dias, já o segundo grupo receberá duas doses do imunizante, mas com intervalo de 57 dias. O terceiro grupo será vacinado com dose única do imunizante. 

Nesta fase, serão avaliados a segurança, a reatogenicidade e a imunogenicidade da vacina que é baseada no RNA mensageiro, que sintetiza a proteína do vírus para gerar resposta imune. Esta tecnologia também é utilizada pela Pfizer/BioNtech.

Veja Também