Após recordes de infecção, saiba quanto tempo pode durar a onda de casos da Ômicron no Brasil

O Brasil pode atingir o pico de 1,3 milhão de infectados por dia pela Covid-19 em meados de fevereiro devido à nova variante.

Postado em: 13-01-2022 às 15h14
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Após recordes de infecção, saiba quanto tempo pode durar a onda de casos da Ômicron no Brasil
O Brasil pode atingir o pico de 1,3 milhão de infectados por dia pela Covid-19 em meados de fevereiro devido à nova variante. | Foto: Reprodução/Internet

Na noite da última quarta-feira (12/01), foram registrados 87.471 casos de Covid-19 e 133 mortes associadas a complicações em consequência da infecção pelo novo coronavírus. De acordo com análise realizado pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular, divulgada pelo G1, foi constatado SARS-CoV-2 em 3.212 amostras, sendo que em 3.171 (98,7%) há indicação de infecção pela variante Ômicron.

Os dados divulgados na última quarta (12) mostram a evolução da curva de casos de Covid-19 no país. Vale lembrar que há uma semana (5), o número de diagnósticos positivos foi 27.267, três vezes menor do que o registrado ontem. 

A Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong realizou um estudo que revelou que a capacidade de replicação da variante Ômicron se multiplica 70 vezes mais rapidamente nos brônquios humanos referente à variante Delta. 

Continua após a publicidade

Antes dessa nova onda atingir o Brasil, ela atingiu outros países, o Reino Unido é um deles, eles chegaram a bater a casa dos 318 mil infectados em um único dia, no final de dezembro. De acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, mais de 120 mil pessoas se infectaram com o coronavírus na última terça-feira (11), onde já se registra uma queda no número, o que também deve acontecer com o Brasil ao passar das semanas. 

De acordo com um estudo da Universidade de Washington, o Brasil pode atingir o pico de 1,3 milhão de infectados por dia pela Covid-19 em meados de fevereiro devido à nova variante. Podemos analisar esse aumento de casos em Goiás, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) o estado registrou 6.803 casos de Covid-19 em 24 horas. O número é um dos maiores desde o início da pandemia. Os principais municípios atingidos são Caldas Novas, Pirenópolis e a Cidade de Goiás. 

Importante ressaltar que as vacinas são a melhor forma de evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreveníveis. Portanto, a vacinação de idosos, adultos, adolescentes e crianças contra a Covid-19, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), é uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia.

Veja Também