Ministério da Saúde decide aumentar valores repassados para custeio de UTI no Brasil

Presidente afirma que o objetivo é continuar fortalecendo as instalações hospitalares em toda a rede do SUS

Postado em: 03-02-2022 às 16h30
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministério da Saúde decide aumentar valores repassados para custeio de UTI no Brasil
Presidente afirma que o objetivo é continuar fortalecendo as instalações hospitalares em toda a rede do SUS | Foto: Breno Esaki

O Ministério da Saúde decidiu aumentar os valores repassados para custeio de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o país. Segundo o presidente Jair Bolsonaro (PL), a medida tem como objetivo fortalecer as instalações do Sistema Único de Saúde (SUS). O reajuste do valor da diária começa a partir do dia 1º de março, além disso, um novo acréscimo será implementado seis meses após a iniciativa entrar em vigor.

De acordo com Adriana Teixeira, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), o aumento será importante para melhorar o atendimento realizado. “Essa gestão tem uma preocupação com o atendimento que é proporcionado ao cidadão. Nós trabalhamos todos os dias para fazer o SUS mais forte e é isso que esse reajuste vai proporcionar”, afirma.

Continua após a publicidade

A iniciativa foi pactuada na reunião Comissão Intergestores Tripartite (CIT), a qual integra o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), atendendo uma demanda antiga de estados e municípios, segundo o Governo Federal.

Durante a reunião, o ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, assinou ainda duas portarias que ampliam os leitos de UTI no Brasil. uma das medidas prorroga o custeio de mais de 14 mil leitos de UTI adulto e pediátrico para tratamento de covid-19 por mais 30 dias.

Já foram autorizados mais de 26 mil leitos de UTI covid adultos e pediátricos, por R$ 16,2 bilhões. No total, os investimentos mensais giram em torno de R$ 1 bilhão.

Além disso, foi oficializada a ampliação de 6,5 mil leitos de UTI Convencional, aumentando a oferta aos pacientes que precisam dos cuidados.

Veja Também