Fórum de Governadores defende ação coordenada de combate à Covid-19 nos estados

O aumento da ocupação de UTI's e dos óbitos foi a principal preocupação dos integrantes do Fórum.

Postado em: 04-02-2022 às 09h58
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Fórum de Governadores defende ação coordenada de combate à Covid-19 nos estados
o aumentou da ocupação de UTI's e dos óbitos foi a principal preocupação dos integrantes do Fórum | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em nova reunião na tarde desta quinta-feira (3/1), os chefes de Executivo dos estados e do Distrito Federal discutiram medidas estratégicas de combate à pandemia, do reajuste dos professores do ensino básico e do aumento no preço dos combustíveis. Entre as pautas, os governadores defenderam maior cuidado nos aeroportos e nas fronteiras, bem como a necessidade de restabelecer o uso de máscaras, inclusive em locais abertos, para combater a propagação da variante Ômicron.

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que atuou como porta-voz da reunião, o aumento da ocupação de UTI’s e dos óbitos foi a principal preocupação dos integrantes do Fórum. “Estamos recomendando medidas nacionais. Não mais esse ou aquele estado. Quando a gente faz isso com um estado, é como enxugar gelo. Você melhora e depois piora. Há necessidade de medidas nacionais e integrar os três níveis de governo, na perspectiva de controlar a transmissibilidade”, afirmou.

De acordo com Dias, os governadores querem, ainda, um compromisso conjunto para a suspensão de eventos de grande porte, pondo em xeque a realização do Carnaval. O porta-voz dos governadores destacou como estratégicas a suspensão de eventos públicos e privados nos próximos 30 dias, a criação de grupos para avaliação semanal e quinzenal do avanço da pandemia e a ampliação da capacidade de exames para obter maior capacidade de triagem.

Continua após a publicidade

A respeito do piso salarial aos professores, foi firmado compromisso para garantir o pagamento dos reajustes. Contudo, os líderes cobram do governo federal um auxílio financeiro, principalmente para garantir que municípios mais pobres honrem os reajustes. “Há uma tese, com base na própria Constituição, de que sempre que a União ou outro nível de governo cria uma despesa e impõe para um nível abaixo, ele tem que fazer a compensação”, destacou Dias.

Por fim, o Fórum decidiu apoiar o projeto de lei 1472/2021, apresentado pelo senador Jean Paul, que cria um fundo de estabilização de preços dos combustíveis para minimizar altas bruscas nos valores.

Veja Também