PRF apreende 4 toneladas de agrotóxicos adulterados em Goiânia

No esquema, a PRF e a Receita Federal do Mato Grosso, descobriram os materiais utilizados nos laboratórios clandestinos para a adulteração eram: diluentes, balanças, misturadores, embalagens, e principalmente etiquetas de produtos nacionais e estrangeiros reconhecidos no mercado.

Postado em: 02-06-2022 às 13h23
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: PRF apreende 4 toneladas de agrotóxicos adulterados em Goiânia
No esquema, a PRF e a Receita Federal do Mato Grosso, descobriram os materiais utilizados nos laboratórios clandestinos para a adulteração eram: diluentes, balanças, misturadores, embalagens, e principalmente etiquetas de produtos nacionais e estrangeiros reconhecidos no mercado | Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

No final da tarde de quarta-feira (1/6), a PRF, Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com o Ibama e Polícia Civil de Goiás, apreenderam cerca de 4 toneladas de agrotóxicos adulterados, em Goiânia. A ação funcionava em dois galpões e um apartamento, em que os criminosos usavam como laboratórios improvisados para realizar o crime. Até o momento, um homem foi preso.

No esquema, a PRF e a Receita Federal do Mato Grosso, descobriram os materiais utilizados nos laboratórios clandestinos para a adulteração eram: diluentes, balanças, misturadores, embalagens, e principalmente etiquetas de produtos nacionais e estrangeiros reconhecidos no mercado. As aparências dos produtos eram de mercadorias legalizadas, por isso, os compradores não poderiam identificar a adulteração. O Ministério da Agricultura e Pecuária, MAPA, está fazendo a analise das evidências.

De acordo com os órgãos responsáveis, as mercadorias eram vendidas com rótulos de fertilizantes legais, porém, utilizavam as embalagens de agrotóxicos estrangeiros, em que a venda é proibida no Brasil, pelo motivo de serem prejudiciais para a saúde dos indivíduos, meio ambiente e animais. Os agrotóxicos contrabandeados passavam pelo processo de diluição e mistura com outros recipientes contidos com alguns produtos, recebendo a caracterização de mercadoria legalizada para o consumidor. Confira no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Só neste ano, a PRF apreendeu diversos agrotóxicos adulterados, demonstrando o quanto essas práticas estão cada vez mais comuns. Em 2020, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 500 quilos de agrotóxicos, já no ano passado não houve registros de apreensão, porém, em compensação, nos primeiros cinco primeiros meses de 2022, treze toneladas foram denunciadas. Esse fator para esse tipo de crime ter aumentado, está atrelado a composição e proximidade geográfica que Goiás representa na economia regional. A agricultura goiana é a maior responsável pelo lucro predominante nesta área.

O crime ainda está sobre investigação da Delegacia De Crimes Rurais, para isso, será necessária aprofundar na perícia dos produtos, identificação dos suspeitos e procedência.

Veja Também