IBGE dá inicio às pesquisas do Censo 2022 aos redores das regiões urbanas

A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é fundamental pois todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, serão visitados.

Postado em: 20-06-2022 às 15h02
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: IBGE dá inicio às pesquisas do Censo 2022 aos redores das regiões urbanas
A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é fundamental pois todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, serão visitados | Foto: Reprodução

Inicia-se hoje (20/6), as pesquisas do Censo 2022, organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, estimula mais de 22 mil supervisores censitários até 12 de julho.

Até o momento, os dados serão feitos apenas por meio de observação, sem entrevistas. De acordo com o diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner, explicou que não é o início da visita de porta em porta, mas é a primeira operação pública de coleta de informações.

A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é fundamental pois todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, serão visitados.

Continua após a publicidade

O IBGE informa que o objetivo da pesquisa é fornecer um panorama da infraestrutura urbana do país, considerando temas como acessibilidade, circulação, equipamentos públicos e meio ambiente, garantindo uma melhoria de vida da população brasileira.

As infraestruturas urbanas são importantes para a administração pública. Com a análise sendo feita, será possível atualizar mapas urbanos e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores.

Cada setor censitário tem uma responsabilidade. Serão dez quesitos de investigação, em que os questionários devem ser preenchidos, sendo eles: capacidade da via, pavimentação, bueiro e boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, sinalização para bicicletas, existência de calçada, obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

A previsão de divulgação do resultados desta edição é apenas no ano que vem, junto com todas as demais informações apuradas no Censo 2022.

Com informações da Agência Brasil.

Veja Também