segunda-feira, 19 de outubro de 2026
Novas Medidas

Decisão judicial que obrigava IBGE incluir perguntas de orientação sexual no Censo 2022 é suspendida

Em nota o IBGE afirmou que só irá se manifestar depois que a AGU (Advogacia Geral Da União) tiver sido intimada e examinado a decisão.

Victória Vieirapor em

O desembargador federal José Amilcar Machado, suspendeu a decisão judicial que obrigava o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022.

Na última sexta-feira (24/6), a suspensão havia sido avisada pelo colunista o Jornal O Globo Lauro Jardim, mas só foi confirmada hoje pelo IBGE.

Em nota o IBGE afirmou que só irá se manifestar depois que a AGU (Advogacia Geral Da União) tiver sido intimada e examinado a decisão.

Em justificativa, o desembargador citou que “tão-somente da situação temporal e gerencial, e a inequívoca grave lesão à ordem pública, administrativa e econômica” em relação sobre os questionários e modificações do Censo 2022, complementando que o IBGE demonstrou dificuldades de implementação das questões sobre orientação sexual e identidade de gênero às vésperas da pesquisa ir a campo.

“As ações no sentido de tratamento igualitário para a população LGBTQIA+, com o necessário respeito que todo ser humano merece, não é mais discutível. O cuidado e o esforço dos governantes devem ser amplos e considerar todo cidadão, buscando o atendimento dos seus direitos e a proteção das suas garantias, o que demanda política pública própria, devida a essa minoria, sem discriminação alguma”, completou o desembargador.

A decisão tomada em 1ª instância pela Justiça Federal do Acre foi parcialmente aceitada pelo magistrado, que relatou a medida traria mais males do que benefícios à população, entretanto, é imprescindível que, haja um planejamento prévio, e essas perguntas estejam inseridas nos Censos dos anos posteriores.

O levantamento censitário é a maior pesquisa de campo realizada no Brasil e a previsão de início está agendada para 1 de agosto deste ano.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Censo 2022 IBGE Lgbtqia+

Veja também

mapa brasil

mapa

Brasil ‘cresce’ em novo mapa-múndi apoiado pela ONU

Projeção Equal Earth reduz distorções do mapa de Mercator e representa o território brasileiro ...
Maria da Penha

JUSTIÇA

Aos 80 anos, ex-marido de Maria da Penha é preso por descumprir ordem judicial

Marco Antônio Heredia Viveros, de 80 anos, foi preso no domingo após dar entrevista à TV Record s...
Mega sena

MEGA SENA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

No último concurso, foram sorteados os números 16, 21, 24, 31, 43 e 54, mas nenhum apostador acert...
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

SAÚDE

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também alerta que o colesterol elevado está associado a háb...
Desmatamento Amazônia

MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível desde 2016

Dados do Inpe mostram redução de quase 37% na área sob alerta; Cerrado também registra recuo no ...
Piso do frete

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Lula sanciona lei que endurece punições para quem descumprir piso do frete

Lula sanciona lei que aumenta punições para quem desrespeitar o piso do frete, endurece a fiscaliz...
Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

MUDANÇA NO CNPJ

Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

Alteração vale apenas para inscrições emitidas pela Receita Federal a partir de 31 de julho e n�...
Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

VENDAVAL

Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

Rajadas superiores a 100 km/h derrubaram árvores, interromperam serviços de transporte e provocara...