Inscrições para o Sisu começam dia 22 de janeiro

Estudantes poderão se inscrever até 25 de janeiro para as 264.254 vagas disponíveis

Postado em: 30-12-2023 às 17h30
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Inscrições para o Sisu começam dia 22 de janeiro
Estudantes poderão se inscrever até 25 de janeiro para as 264.254 vagas disponíveis | Foto: Divulgação/ Agência Brasil

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, milhares de estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 já poderão estar de olho nas oportunidades oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Ministério da Educação (MEC) anunciou que serão disponibilizadas 264.254 vagas em 127 instituições públicas para o primeiro e segundo semestres de 2024, marcando o principal acesso ao ensino superior gratuito no Brasil.

As datas para os diferentes estágios do processo foram oficialmente divulgadas na última sexta-feira (29). O resultado do processo seletivo está programado para ser revelado no dia 30 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso. Os selecionados terão o período de 1º a 7 de fevereiro de 2024 para efetuar suas matrículas.

Uma mudança relevante nessa edição é que o Sisu terá apenas uma fase de inscrição para os candidatos que disputam vagas nas instituições participantes ao longo do ano. As oportunidades serão destinadas a cursos com previsão de início no primeiro ou no segundo semestre de 2024. O ingresso no segundo semestre considerará as vagas disponíveis e a ordem de classificação dos candidatos.

Continua após a publicidade

Outro detalhe importante é que o candidato não poderá optar pelo semestre de ingresso, uma vez que isso será determinado pela sua classificação no curso desejado. O candidato selecionado deverá realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

A admissão do estudante no curso dependerá de sua colocação em relação às vagas disponíveis e à ocupação efetiva dessas vagas pelos candidatos mais bem classificados. A definição do início do curso, no primeiro ou segundo semestre, estará vinculada à classificação do candidato e aos editais específicos de cada instituição.

Para participar do processo seletivo do Sisu, é condição obrigatória que o candidato tenha realizado o Enem em 2023 e não tenha zerado a prova de redação. A participação como treineiro não permite a concorrência às vagas pelo Sisu. O edital permite ao candidato se inscrever em até duas opções de vaga.

Outra novidade este ano é que todos os candidatos serão inicialmente inscritos na modalidade de ampla concorrência, seguido pela reserva de vagas estipuladas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. Isso busca priorizar os candidatos que necessitam de políticas de acesso ao ensino superior.

A lista de espera também terá um papel mais significativo neste processo. As instituições de ensino superior participantes poderão utilizar essa lista ao longo do ano para preencher eventuais vagas não ocupadas na chamada regular.

O MEC informa que os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Veja Também