A Mandíbula de Caim: conheça o livro de mistério mais difícil do mundo

Quase 90 anos após o seu lançamento, ‘A Mandíbula de Caim’, escrito por Edward Powys Mathers, editor de palavras cruzadas no jornal

Postado em: 03-03-2023 às 17h55
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: A Mandíbula de Caim: conheça o livro de mistério mais difícil do mundo
A Mandíbula de Caim: conheça o livro de mistério resolvido por apenas 4 pessoas | Foto: Amazon/ Divulgação

Quase 90 anos após o seu lançamento, ‘A Mandíbula de Caim’, escrito por Edward Powys Mathers, editor de palavras cruzadas no jornal The Observer, finalmente chegou em terras brasileiras.

Considerado o livro mais misterioso de todos os tempos, ele consiste em um romance excepcional em que é preciso desvendar mistérios de assassinato com materiais limitados, que podem ter milhares de combinações e apenas uma resposta para os casos.

Com uma ideia que foge completamente do convencional, ‘A Mandíbula de Caim’ criou um condomínio vertical inteiro na mente de seus leitores e fez com que um departamente de detetives fosse criado no TikTok, em todo o mundo, na tentativa de tentar desvendar o mistério. O livro bombou no app após um jovem de São Francisco, Califórnia, publicar uma série de vídeos falando sobre o mistério.

Continua após a publicidade

Provando o seu valor de ser um app viral, ‘A Mandíbula de Caim’ – esquecido nas prateleiras de todo o mundo por quase 90 anos -, se tornou um best-seller com direito a uma reimpressão no Reino Unido pela editora Unboard – aqui no Brasil, a Intrínseca ficou responsável pelo livro.

Escrito sob o pseudônimo de Torquemada, um nome relacionado à Inquisição Espanhola, Powys criou uma trama que faz referência à primeira arma assassina que se tem notícia, em uma história com seis vítimas e seus possíveis assassinos. Com as páginas impressas em ordem aleatória, cabe ao leitor organizá-las na única sequência correta.

O mistério de ‘A Mandíbula de Caim’

O livro mistério que gira em torno do livro é tão grande que a editora Intrínseca promove um concurso para o primeiro leitor brasileiro que conseguir desventar o enigma. O campeão ganha uma viagem com tudo pago para o Rio de Janeiro, além de realizar uma visita à sede da empresa. É preciso ter mais de 18 anos para participar do concurso, ter lido o regulamento e concordado com os termos.

A editora ressaltou que para manter as ideias originais do autor, todos os cuidados durante a tradução da edicão do livro foram tomados, o que precisou da participação de um especialista na obra e a colaboração entre editores e tradutores de diversos países.

Diferentemente das outras edições, A Mandíbula de Caim tem páginas destacáveis para que o leitor tenha a opção de reordenar o livro. Destacar as páginas e montar um mural de investigação faz parte da experiência de leitura da obra – afinal, muito mais do que um suspense policial, o livro é um quebra-cabeça literário.

Mas, caso queira manter seu livro intacto, não se preocupe: também é possível tentar reorganizar a numeração sem tirar as páginas, apenas anotando pistas e possíveis soluções no próprio livro, na folha de respostas ou em qualquer outro lugar de sua preferência.

A editora inglesa de ‘A Mandíbula de Caim’ possui o gabarito com a sequência correta – deixada pelo próprio autor – e passou para os editores estrangeiros, junto com a resolução do enigma. O leitor que quiser saber se conseguiu resolver os casos poderá enviar suas respostas por correio para a Intrínseca avaliar. Caso a resposta esteja correta, a editora entrará em contato.

Veja Também