Ex-primeiro-ministro português é indicado

Antonio Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal, foi escolhido pelo Conselho de Segurança como indicado para suceder o sul-coreano Ban Ki-moon como secretário-geral da

Postado em: 06-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Antonio Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal, foi escolhido pelo Conselho de Segurança como indicado para suceder o sul-coreano Ban Ki-moon como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa escolha será formalizada numa votação do conselho ontem, segundo anúncio da Rússia, que no momento preside o órgão.
“Hoje (ontem), após nossa sexta votação informal, temos um favorito claro e seu nome é Antonio Guterres”, disse o embaixador russo junto à ONU, Vitaly Churkin, a repórteres, ao lado de seus 14 colegas do Conselho de Segurança.
Os 15 membros do Conselho de Segurança depositaram seus votos para cada um dos 10 candidatos entre as opções “a favor”, “contra” ou “sem opinião”. 
Guterres recebeu 13 votos favoráveis e dois sem opinião. “Decidimos prosseguir para uma votação formal amanhã (hoje), e esperamos que possa ser feita por aclamação”, acrescentou Churkin, que ocupa a presidência do organismo até outubro.

Veja Também