Ao registrar altas temperaturas de até 50º, Dubai ‘cria chuva artificial’ com drones

Nos últimos dias a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, têm registrado altas temperaturas que chegam até a 50º. Para amenizar

Postado em: 25-07-2021 às 18h15
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Ao registrar altas temperaturas de até 50º, Dubai ‘cria chuva artificial’ com drones
A cidade dos Emirados Árabes induziu 126 chuvas ao custo de US$ 1,5 milhão neste ano. A técnica já foi usada em 2019, causando alagamentos. Saiba como funciona | Foto: reprodução

Nos últimos dias a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, têm registrado altas temperaturas que chegam até a 50º. Para amenizar o clima, o governo local fez uma parcerai para a ‘criação de chuvas artificiais’. Desde o começo do ano, segundo as autoridades, o Centro Nacional de Meteorologia (NCM) já induziram 126 chuvas com o auxílio de drones e ao custo de US$ 1,5 milhão.

Os Emirados Árabes é um dos países mais áridos do mundo. A com média de chuva anual fica próximo de 100 milímetros. Para se ter ideia, o sertão nordestino tem uma média de 700 milímetros por ano.

Com a tecnologia, foi possível criar temporais em todo o país no mês de julho. Porém a técnica não é nova e já foi utilizada em 2019, naquele ano, após as chuvas artificiais, a cidade teve focos de alagamentos. Antes, a China Continental também fez uso desse método.

Continua após a publicidade

Tempestades artificias criadas em 2019 na cidade | Foto: reprodução

Como funciona?

A tecnologia consiste em dar choques elétricos nas gotículas de água das nuvens, estimulando as precipitações. O último sucesso no país foi compartilhado na rede social do NCM, domingo (18/07). Ao todo, quatro drones de quase dois metros foram responsáveis pela produção da chuva, durante 40 minutos de operação.

Veja Também