Trump se reúne com líder da Palestina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu ontem na Casa Branca o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, para conversar

Postado em: 04-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu ontem na Casa Branca o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, para conversar sobre o estagnado processo de paz no Oriente Médio. As informações são da agência EFE.

“É uma grande honra ter o presidente (Abbas) conosco”, declarou Trump, no Salão Oval da residência oficial, ao ressaltar que o conflito entre israelenses e palestinos já dura muito e que esperava que “algo fantástico” saísse das conversas de ontem.

Em fevereiro, Trump recebeu na Casa Branca o premiê israelense Benjamin Netanyahu, quando se desvinculou da política de seus três antecessores, ao pôr em dúvida que a paz em Oriente Próximo deva acontecer pela criação de um Estado palestino, por meio da chamada solução de dois Estados. “Estou avaliando uma solução de dois Estados e de um Estado. Gostarei da que as duas partes gostarem. Posso viver com qualquer das duas”, afirmou o presidente americano na ocasião.

Continua após a publicidade

Ambiguidade

A ambiguidade de Trump sobre esse ponto gerou preocupação entre os palestinos e os países membros da Liga Árabe, que em sua última cúpula ressaltaram seu apoio à criação do Estado palestino.

Por outro lado, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, antecipou ontem que Trump está considerando seriamente em transferir a embaixada do país para Jerusalém, algo que já prometeu durante a campanha. Trump não quis se pronunciar ontem sobre esse tema durante a reunião com o líder palestino. (Abr) 

Veja Também