Entenda a investigação que identificou cerca de 300 mil crianças abusadas na Igreja Católica Francesa

O relatório de 2.500 páginas identifica cerca de 3 mil abusadores.

Postado em: 05-10-2021 às 15h01
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda a investigação que identificou cerca de 300 mil crianças abusadas na Igreja Católica Francesa
O relatório de 2.500 páginas identifica cerca de 3 mil abusadores. | Foto: Reprodução/Internet

Nesta terça-feira (05/10), o Papa Francisco manifestou “profunda tristeza” após a publicação de um relatório sobre abusos sexuais de crianças e outros menores pela Igreja Católica francesa, dizendo que “tomou conhecimento dessa terrível realidade”.De acordo com o relatório, cerca de 300 mil crianças ou adolescentes foram abusados ou agredidos sexualmente por clérigos católicos ou religiosos. 

Elaborado por uma comissão independente e apresentado nesta terça-feira (05) em Paris, o relatório concluiu que mais de 300 mil menores foram abusados e agredidos em instituições da Igreja Católica francesa, responsabilizando diretamente clérigos e religiosos por 216 mil vítimas, entre 1950 e 2020. O relatório de 2.500 páginas identifica cerca de 3 mil abusadores.

“O pensamento do papa dirige-se, em primeiro lugar, às vítimas, com imensa dor pelas feridas e gratidão pela coragem de denunciar. Dirige-se também à Igreja da França, para que, ao tomar consciência dessa terrível realidade, possa empreender o caminho da redenção”, declarou o porta-voz do Vaticano, Matteo Brun, aos jornalistas sobre a reação do papa ao relatório. 

Continua após a publicidade

Para a comissão, as conclusões do relatório revelam fenômeno de “natureza sistêmica”, cuja responsabilidade a Igreja Católica deve reconhecer, assegurando “reparação” financeira a todas as vítimas.

De acordo com Sauvé, há 22 alegados crimes que ainda não prescreveram e foram encaminhados às autoridades judiciais. Mais de 40 casos antigos para serem processados, mas que envolvem suspeitas sobre abusadores ainda vivos, foram encaminhados para análise dentro da própria Igreja.

Também hoje, o episcopado francês expressou “vergonha” e pediu “perdão” às vítimas de crimes de pedofilia, após a divulgação de um relatório que revela que mais de 300 mil menores foram abusados pela Igreja Católica francesa durante 70 anos.

Olivier Savignac, líder da associação de vítimas “Parler et Revivre”, que contribuiu para a investigação, destacou que a elevada proporção de vítimas por agressor é particularmente “aterradora para a sociedade francesa e para a Igreja Católica”.

O relatório surge depois do escândalo que envolveu o agora ex-padre Bernard Preynat, condenado, no ano passado, por abuso sexual a uma pena de prisão de cinco anos, por ter abusado de mais de 75 rapazes durante décadas.

Veja Também