Dados apontam que Ômicron já representa mais da metade dos casos de covid-19 no Brasil

Assim como no Brasil, a ômicron já é dominante em diferentes países. Nos Estado Unidos, a variante corresponde a 80% dos casos rastreados.

Postado em: 06-01-2022 às 09h03
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Dados apontam que Ômicron já representa mais da metade dos casos de covid-19 no Brasil
Assim como no Brasil, a ômicron já é dominante em diferentes países. Nos Estado Unidos, a variante corresponde a 80% dos casos rastreados | Foto: Reprodução

Os casos de infeção pela variante Ômicron já somam mais da metade dos novos contaminados pela covid-19 no Brasil. A informação é da plataforma “Our World in Data”, que até o dia 27 de dezembro estipulou uma taxa de 58,33% da variante entre os casos testados positivos.

A plataforma é ligada à Universidade de Oxford e considerada uma referência na publicação de dados sobre a pandemia no mundo. Segundo seus dados, a ômicron era responsável por apenas 2,85% dos casos brasileiros até o dia 13 de dezembro. Houve, portanto, uma explosão no número de casos em duas semanas, confirmando assim a sua alta transmissibilidade.

Assim como no Brasil, a ômicron já é dominante em diferentes países, indo desde 51,5% dos casos rastreados no Chile, até impressionantes 95,9% no Reino Unido. Nos Estado Unidos, a variante corresponde a 80% dos casos rastreados.

Continua após a publicidade

Surgimento

A existência da nova cepa foi reportada à OMS (Organização Mundial da Saúde) no dia 24 de novembro, após o surgimento de casos na África do Sul. Desde então, houve a confirmação de infecções provocadas pela ômicron nos cinco continentes.

No mesmo dia, ministros da Saúde de países do G7 alertaram que a variante necessitava de uma ação urgente. “A comunidade internacional enfrenta a ameaça de uma nova variante altamente transmissível da covid-19, que requer ação urgente”, disseram os ministros em um comunicado conjunto, na ocasião.

Além de ser altamente transmissível, ela conta com grande número de mutações. Até o momento, os pacientes identificados com a variante demonstraram, entre os sintomas mais comuns, cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.

Veja Também