Estudo conclui que a maioria das reações às vacinas contra covid-19 é de ordem psicológica

Segundo os pesquisadores, o efeito nocebo esteve presente em 76% de todas as reações adversas entre quem tomou a vacina

Postado em: 19-01-2022 às 09h40
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudo conclui que a maioria das reações às vacinas contra covid-19 é de ordem psicológica
Segundo os pesquisadores, o efeito nocebo esteve presente em 76% de todas as reações adversas entre quem tomou a vacina | Foto: Reprodução

Mais de dois terços dos casos de efeitos adversos em pessoas que se vacinaram contra Covid-19 são de ordem psicológica. Foi o que concluiu um estudo feito em voluntários e conduzido por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos.

Segundo o resultado dos estudos, os efeitos caracterizam o efeito nocebo — oposto ao do placebo — que ocorre quando um indivíduo experimenta reações desagradáveis sem que elas tenham relação específica com um fármaco. No caso do placebo, há benefícios físicos ou psicológicos sem que a pessoa tenha tomado uma medicação específica.

O estudo foi publicado nesta terça-feira (18/1) no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA Open Network). Os pesquisadores analisaram dados de 12 ensaios clínicos de vacinas contra Covid-19 com um total de 45.380 participantes.

Continua após a publicidade

Placebo x nocebo

Para alcançar os resultados, metade dos voluntários tomaram uma injeção de soro fisiológico (placebo), e a outra metade recebeu a vacina. Os voluntários não sabem o que tomaram até o fim do estudo. Os pesquisadores observaram que 35% dos participantes que tomaram uma injeção de placebo relataram efeitos adversos após a primeira dose — principalmente dor no corpo, febre e cansaço.

No grupo que tomou a vacina, 46% declararam ter experimentado algum efeito adverso sistêmico como os relatados acima. Os integrantes do Programa de Estudos Placebo do Centro Médico Beth Israel Deaconess fizeram análises e cálculos e conseguiram estimar que o efeito nocebo esteve presente em 76% de todas as reações adversas entre quem tomou a vacina.

Veja Também