Terceira Guerra Mundial? Otan doa armas pesadas para a Ucrânia combater Rússia

“Ajuda” da aliança militar ocidental pode provocar reações em Moscou

Postado em: 08-04-2022 às 16h11
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Terceira Guerra Mundial? Otan doa armas pesadas para a Ucrânia combater Rússia
“Ajuda” da aliança militar ocidental pode provocar reações em Moscou | Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (08/04), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começou a doar armamento pesado para a Ucrânia combater as tropas russas que invadiram o território há quase um mês e meio. Após diversas cobranças, a “ajuda” da aliança militar ocidental pode provocar reações em Moscou.

Segundo relatos, a capital ucraniana já recebeu um sistemas antiaéreos de longa distância, blindados, peças de artilharia, lançadores de foguetes e até tanques de pelo menos dois países vizinhos. O pedido foi feito pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, alegando que “muitas pessoas estão morrendo”.

Após os russos não conseguirem controlar Kiev, as tropas estão se reorganizando e concentrando ataques na cidade de Bucha e, possivelmente, vão investir na região do Donbass. Até o momento, a Otan estava fornecendo apenas mísseis antitanque, drones e outros armamentos para o país se defender.

Continua após a publicidade

Entretanto, o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, afirmou que os países aliados concordam em fornecer mais armamentos em apoio à Ucrânia. “Foi uma mensagem clara que os aliados devem agir e estar prontos para fornecer mais equipamentos. Eles percebem e reconhecem a urgência”, disse.

Um dos países que fez doações à Ucrânia foi a Eslováquia com os sistemas antiaéreos de origem russa S-300, Porém, segundo o primeiro-ministro do país, Eduard Heger, “a doação não significa que a República Eslovaca está tomando parte do conflito”. Segundo a agência Reuters, o outro país foi a República Tcheca.

Veja Também