Líder das Farc vota na Colômbia e pede reconciliação no País

Questionado se não teria medo de que um novo presidente pudesse alterar os acordos de paz, ele disse que "toda mudança faz tremor", mas que tem boas expectativas

Postado em: 27-05-2018 às 14h35
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Líder das Farc vota na Colômbia e pede reconciliação no País
Questionado se não teria medo de que um novo presidente pudesse alterar os acordos de paz, ele disse que "toda mudança faz tremor", mas que tem boas expectativas

O líder do partido colombiano Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc), Rodrigo Londoño, conhecido como o ex-guerrilheiro Timochenko, votou na manhã deste domingo (27) nas eleições presidenciais do país. Esta é a primeira vez que Londoño participa do processo e disse que espera maior incentivo à reconciliação.

“Estamos aqui vivendo um momento muito especial, o convite é para que todo mundo exerça este direito. Façamos deste dia um dia de reconciliação entre todos os colombianos”, disse aos jornalistas o líder do partido. Londoño, que tem 59 anos, não apresentou candidato às eleições. 

Continua após a publicidade

Questionado se não teria medo de que um novo presidente pudesse alterar os acordos de paz, ele disse que “toda mudança faz tremor”, mas que seria igualmente preciso “criar expectativas”. 

“Acredito que a Colômbia quer transitar pelo caminho da paz e reconciliação para construir a paz. Acredito que a grande maioria está aqui por isso e tenho certeza que vamos nos expressar desta forma”, afirmou. 

Mais de 36 milhões de colombianos foram às urnas neste domingo para escolher o sucessor de Juan Manuel Santos, que deverá presidir o país entre 2018 e 2022. O favorito nas pesquisas é o candidato urbista Iván Duque, à frente do esquerdista Gustavo Petro.  

Veja Também