Terremoto no Afeganistão deixa mais de dois mil mortos

Outras 500 pessoas estão desaparecidas em vilas no interior do país

Postado em: 09-10-2023 às 12h30
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Terremoto no Afeganistão deixa mais de dois mil mortos
De acordo com informações do Talibã, mais de 2.000 pessoas faleceram e outras 500 estão desaparecidas | Foto: Divulgação/Omid Haqjoo-Al Jazeera

Neste último sábado (7/10) o Afeganistão foi afetado por um terremoto de escala 6,3 na escala Richter numa região de fronteira com o Irão. De acordo com informações do Talibã, mais de 2.000 pessoas faleceram e outras 500 estão desaparecidas, o número de feridos é em torno de 10.000, a cidade afetada é conhecida como Herat, outras vilas no interior também foram afetadas.

Segundo o governo, todas as casas foram afetadas pelo desastre, deixando centenas de pessoas embaixo dos escombros, com poucos instrumentos para escavação. O Talibã por sua vez pede ajuda humanitária para os afetados, um dos motivos segundo a organização é a falta de insumos como comida e água para ajudar os locais. 

Leia também: Irã teria ajudado o Hamas a planejar ataques contra Israel? País rebate acusações

Continua após a publicidade

Contudo, devido a relações hostis com a vizinhança do país, poucas nações mandaram ajuda após a catástrofe. Dos aliados, apenas o Paquistão e a Cruz Vermelha da China prestaram socorro humanitário para o Afeganistão. 

Devido a região montanhosa que o país reside, é comum ocorrer abalos sísmicos fortes, o último ocorreu no ano em 2022 na fronteira com o Paquistão.

Veja Também