Cientistas descobrem falha geológica no Canadá que pode provocar tsunami no oceano Pacífico

A falha foi recém-identificada e nomeada de falha XEOLXELEK-Elk Lake, ou XELF

Postado em: 15-12-2023 às 09h55
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Cientistas descobrem falha geológica no Canadá que pode provocar tsunami no oceano Pacífico
A falha foi recém-identificada e nomeada de falha XEOLXELEK-Elk Lake, ou XELF | Foto: Reprodução

De acordo com um artigo publicado na revista científica Tectonics, cientistas fizeram uma  uma descoberta preocupante, uma falha geológica, até então desconhecida, que percorre grande parte da ilha de Vancouver. A fissura pode gerar um tsunami colossal, capaz de engolir quase toda a área da ilha.

A falha foi recém-identificada e nomeada de falha XEOLXELEK-Elk Lake, ou XELF. Ela percorre 72 quilômetros em uma região conhecida como Península de Saanich e representa um perigo para os cerca de 400 mil habitantes da região, dizem os cientistas.

Segundo estudo feito pelos cientistas, usando geofísica, modelagem de falhas e escavações à moda antiga, a equipe, com membros do Canadá, dos Estados Unidos e da França, determinou que um único grande terremoto ocorreu no XELF entre 2.300 e 4.700 anos atrás.

Continua após a publicidade

“Um futuro terremoto semelhante… poderia causar grandes danos à área da Grande Victoria”, escrevem, acrescentando que um tsunami também é possível, uma vez que parte da falha está submersa. “Assim, nossos resultados podem melhorar futuras avaliações de risco de terremotos.”

O artigo não fornece uma estimativa de quando o próximo terremoto poderá ocorrer na falha ou quão forte ele poderá ser, citando a dificuldade de extrapolar a partir de um único evento tão distante no passado.

Os pesquisadores acreditam que, se um novo terremoto acontecer no local, cidades mais distantes, a exemplo de Seattle, também podem ser afetadas por tremores e ondas gigantes.

“Não temos uma boa ideia de qual é o perigo neste momento”, disse o autor principal, Nicolas Harrichhausen, ao National Post. “É certamente um risco que precisamos de considerar, mas como assistimos apenas a um terramoto nos últimos 12 mil anos, é difícil calcular o perigo. Precisamos de mais informações, ou seja, mais estudos e financiamento, para determinar melhor a sua taxa de escorregamento e quantos terramotos já acolheu no passado”, explicou Harrichhausen.

Como surgem as tsunamis?

As origens das tsunamis geralmente estão relacionadas a movimentos tectônicos, como abalos sísmicos. Alguns países estabelecem sistemas de alerta que consideram terremotos de grande magnitude, a partir de 7 graus, como fatores de risco de ocorrência de tsunamis.

Veja Também