Ataques com drones e mísseis intensificam o conflito entre Ucrânia e Rússia

Incidentes recentes de drones e mísseis aumentam tensões e provocam condenações internacionais

Postado em: 30-12-2023 às 21h56
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Ataques com drones e mísseis intensificam o conflito entre Ucrânia e Rússia
Ministério de Emergências da Rússia reporta mortes e feridos em Belgorod após investidas ucranianas. | Foto: Reuters

Um incêndio em um veículo ocorreu em Belgorod após um ataque das forças ucranianas, conforme informado por autoridades russas. Os eventos ocorreram durante um período de dois dias, quando a Ucrânia lançou ataques com drones e mísseis no sudoeste da Rússia. Os resultados incluíram mortes e feridos, com o Ministério de Emergências da Rússia relatando 20 mortes, incluindo três crianças, e mais de 110 feridos em Belgorod.

As operações ucranianas foram uma resposta a investidas russas, que causaram fatalidades na Ucrânia. Uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU condenou os ataques e destacou a violação da lei internacional ao visar civis.

A BBC News reportou que mais de 70 drones foram usados nas operações ucranianas, concentrando-se na infraestrutura militar. A Rússia acusou as forças ucranianas de lançarem um ataque deliberado e indiscriminado contra alvos civis. O Conselho de Segurança da ONU condenou fortemente os ataques de ambos os lados, destacando a violação da lei internacional ao direcionar ofensivas a civis. O presidente Vladimir Putin foi informado da ofensiva, e o governo russo afirmou ter interceptado e destruído dezenas de mísseis e drones ucranianos.

Continua após a publicidade

Na cidade de Kiev, 16 pessoas foram mortas após um ataque com mísseis das forças russas, marcando o evento como o mais mortal para civis desde o início da guerra. Uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU condenou a recente operação de bombardeio em massa da Rússia na Ucrânia, instando ao fim imediato dos ataques. Países como os EUA, Reino Unido e França destacaram que atingir infraestruturas civis viola regras internacionais de guerra.

O representante dos EUA na ONU, John Kelley, acusou Putin de escolher marcar a época festiva com um número sem precedentes de ataques de drones e mísseis, enquanto a Rússia responsabiliza as defesas aéreas ucranianas pelos danos a edifícios civis.

Veja Também